Brasil,

Otite Média Aguda: entenda a doença e saiba como prevenir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Curvelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mais de 80% das crianças até os três anos de idade desenvolverão a doença pelo menos uma vez4

Uma das principais formas de prevenção é a vacinação1,8

Extremamente comum em bebês e crianças menores de dois anos de idade, a Otite Média Aguda (OMA) é uma infecção do ouvido médio (localizado atrás do tímpano), muitas vezes causada por bactérias.2,3 A doença pode ocasionar dor de ouvido, febre, irritabilidade e até complicações mais sérias como problemas auditivos.2,5,6

A Otite Média Aguda pode ocorrer logo após um resfriado, quando os agentes infecciosos (vírus ou bactérias) entram no ouvido médio e causam a infecção, resultando em aumento de secreção no ouvido.6 Mais de 80% das crianças até os três anos de idade desenvolverão a doença pelo menos uma vez.4 Por isso, é preciso se prevenir.

Dra. Bárbara Furtado, gerente médica de vacinas da GSK, explica por que a otite aparece mais em crianças pequenas do que em adultos. “O sistema imunológico de uma criança não é tão eficaz quanto o de um adulto, porque ainda está se desenvolvendo. Isso dificulta o combate de infecções. Além disso, a tuba auditiva na infância é mais curta e mais horizontal, facilitando a migração de bactérias. E, se essas bactérias entrarem no ouvido médio, elas podem causar a Otite Média Aguda”, esclarece.

Sintomas e Tratamento

Os sintomas da Otite Média Aguda são utilizados para classificar a gravidade da doença, dividindo-a entre severa e não-severa. Os sintomas severos são dor de ouvido moderada ou forte por 48 horas ou mais e febre de 39 graus. Já a otite não-severa apresenta dor de ouvido leve por menos de 48 horas e febre abaixo de 39 graus. Em crianças pequenas, que ainda não falam bem, a dor é entendida pelos movimentos de segurar, puxar e apertar a orelha, alterações de comportamento, sono e choro excessivo.7

Caso perceba algum desses sintomas, o recomendado é procurar um médico para tratamento, erradicação do processo infeccioso e prevenção de complicações.1,8

Prevenção

Uma das principais formas de prevenção da Otite Média Aguda é a vacinação contra a bactéria Streptococcus pneumoniae.1,8 A vacina pneumocócica 10-valente está disponível gratuitamente nos postos de saúde, pelo Programa Nacional de Imunizações, no esquema de 2 doses, preferencialmente aos 2 e 4 meses, e a vacinação de reforço, aos 12 meses.9

Outras formas de prevenção são: cobrir a boca quando espirrar ou tossir, lavar as mãos, amamentação e evitar exposição à fumaça do cigarro.3

Sobre a GSK

Uma das indústrias farmacêuticas líderes no mundo, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade de vida humana permitindo que as pessoas façam mais, sintam-se melhor e vivam mais. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Referências:

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Ear Infection. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019
CRIPPS AW. et al. Bacterial otitis media: a vaccine preventable disease? Vaccine, 23. 2304-10; 2005.
NATIONAL INSTITUTE ON DEAFNESS AND OTHER COMMUNICATION DISORDERS. Ear infections in children. NIDCD Fact sheet. Disponível em:. Acesso em: 23 ago. 2019.
TEELE, D. et al. Epidemiology of otitis media during the first seven years of life in children in greater Boston: a prospective, cohort study. The Journal Infectious Disease, 160(1). 83–94.1989.
AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS AND AMERICAN ACADEMY OF FAMILY PHYSICIANS.Diagnosis and Management of Acute Otitis Media. Pediatrics, 113:1451-66.2004.
NEW YORK STATE DEPARTMENT OF HEALTH. Ear Infections in Children. Disponível em:. Acesso em: 23 ago. 2019.
LIEBERTHAL, A. et al. The Diagnosis and Management of Acute Otitis Media. Pediatrics, 964-999. 2013.
KHALIQ, Y. et al. Upper respiratory tract infections. In: DIPIRO, JT. et al. Pharmacotherapy: apathophysiologic approach. 7 ed. New York: McGraw-Hill, 2008. p. 1779-90.
BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação 2019. Disponível em:. Acesso em: 23 ago. 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar