Brasil, 23 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sarampo avança com desinformação e medo de vacina

Vacinação contra sarampo. Foto Divulgação Vacinação contra sarampo. Foto Divulgação

O crescimento do número de casos de sarampo no Brasil parece não convencer os críticos da vacinação, mesmo com alertas do Ministério da Saúde. Para especialistas, a desinformação e os boatos tornam o quadro mais grave. Além da expansão do surto da doença, a redução no número de crianças imunizadas com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola) é preocupante e levanta a necessidade de reforço na campanha de conscientização, na opinião do pediatra e infectologista Paulo Cesar Guimarães.

“Sarampo pode matar. Não é uma doença de pele como muitas pessoas acreditam. Pode levar a uma encefalite, que é infecção e inflamação no encéfalo, e também provocar um processo pneumônico grave, além de problemas sistêmicos preocupantes”, explica o médico, que é membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. “Os adultos que não foram vacinados precisam ser imunizados. As mulheres que não receberam a vacinação podem gerar problemas sérios nos fetos, com doenças congênitas como microcefalia, catarata, retardo mental e meningite.”

No Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral deve ser recebida quando a criança completa um ano. Hoje, as pessoas de 5 a 29 anos que não tomaram a vacina precisam de duas doses da tríplice, com um intervalo de 30 dias, para garantir a imunização.

“É necessário salientar que a importância de crianças e adultos receberem as doses da tríplice viral é imensa. Basta conferir o histórico de casos no país para identificar que o sarampo e as outras doenças são patologias que já foram extremamente frequentes no passado. Não dá para retrocedermos, deixar em risco o próximo por falta de vacinação”, diz Paulo Cesar Guimarães, que é professor e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

O infectologista orienta os pais a levarem sempre as crianças nas campanhas de vacinação, mesmo que elas estejam totalmente vacinadas, pois pode ser que precisem de um reforço: “Às vezes, a pessoa pensa que o filho está vacinado contra tudo, mas levando na campanha, que é grátis, os profissionais vão rever o calendário de vacinação para certificar de que está tudo realmente completo.” Para ele, é importante que exista uma participação efetiva dos pais nas campanhas, para evitar problemas como o enfrentado agora com a volta do sarampo.

“As vacinas foram lançadas após longas pesquisas e estão evitando muitos casos de óbitos, no Brasil e em vários países do mundo. As contraindicações são mínimas. As falsas notícias contra a vacinação só atrapalham a população e aumentam os problemas de saúde no país”, ressalta Paulo Cesar Guimarães.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS