Brasil,

Dicas para manter a Saúde Integrativa no dia a dia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katiuscia Zanatta
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Ter saúde integral significa estar com todas as áreas da vida em dia. Alimentação, corpo, rotina, emoção, crenças, todos precisam estar em ordem para que seja possível levar uma vida mais tranquila, com objetivos atingidos e, claro, com saúde. O fisioterapeuta Sérgio Bastos Jr, da Biointegral Saúde, dá algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Fonte: Biointegral Saúde

Manter a saúde, nos dias corridos e conectados de hoje, não é tarefa fácil. A Saúde Integrativa, nesses casos, pode ajudar e muito. O fisioterapeuta Sérgio Bastos Jr, que realiza um trabalho de Saúde Integrativa, apostando em tratamentos com técnicas como Microfisioterapia e PSYCH-K®, explica: “nós somos resultado de escolhas, crenças e memória. Não temos como trabalhar apenas o lado físico de um sintoma, porque ele pode estar relacionado a um trauma, por exemplo. Também não adianta resolver um problema emocional se a pessoa segue levando uma rotina desregrada. É preciso que haja integração entre todas as áreas da vida para que haja saúde real”.

Para que seja possível manter uma saúde integrativa no dia a dia, Sérgio indica alguns passos. Confira:

Trabalhar as próprias crenças

Uma das melhores formas de ter saúde integral é entender nosso funcionamento mental. Quantas doenças estamos causando por causa de crenças na escassez, na falta, no tempo que está sempre “mais curto”? Quantos planos deixados para depois porque acreditamos que não somos capazes, que não temos capacidade, que não “é para nós”? Quanta fartura desperdiçada porque cremos que o dinheiro é ruim, que ser rico nos tira a bondade? Quantos relacionamentos deixando de existir por que podem nos prender ou nos tirar a paz? Conhecer nossas crenças nos ajuda a limpar o que não é necessário. E pode ser um caminho viável para uma vida mais feliz.

Investir em exercícios físicos

O corpo responde aos estímulos que recebe. Noites mal dormidas, vida sedentária, má alimentação. Tudo isso se traduz, mais dia, menos dia, em doenças como hipertensão, em dores na coluna e nas articulações, em estresse e ansiedade. Então, investir em exercícios físicos é uma forma de evitar doenças, sejam elas somente físicas ou, até mesmo, emocionais. Escolha algo de que goste, que faça bem para você em todos os sentidos – pode ser um exercício solitário, algo mais pesado ou mais fluido, algo em grupo, o importante é sair do sofá e mexer o corpo!

Manter-se hidratado

Não é brincadeira. Em pleno século XXI, com toda a informação que há disponível e ainda tem gente que simplesmente não bebe água. Nem a falta de memória pode ser responsável por isso, já que hoje temos, inclusive, aplicativos que ajudam a lembrar de se hidratar de tempos em tempos. Nosso corpo precisa de água, nossa mente precisa de água, inclusive nossas emoções precisam de água. Para purificar, para eliminar o que não está servindo mais, para manter o corpo funcionando corretamente. Beba água!

Meditar

As maiores queixas que temos, hoje, no consultório, certamente se referem ao estresse e à vida corrida, a agendas cheias de compromissos e pouco tempo para, efetivamente, viver. Acontece que separar alguns minutos do seu dia para silenciar e ouvir o próprio corpo, deixar o fluxo de pensamentos acontecer naturalmente e perceber o que está incomodando realmente não vai bagunçar sua agenda. Vai, na verdade, ajudar a começar uma organização de vida. Meditar não é parar de pensar, gente, esse tipo de julgamento já ficou para trás, certo? Meditar é parar para respirar. Pode parecer mentira, mas a maioria das pessoas respira mal e, com isso, tem pouca oxigenação no corpo. Experimente respirar profundamente três vezes e perceba sua reação. Sentiu tontura? Certamente, é porque seu cérebro não está mais acostumado a receber a quantidade certa de oxigênio. Conseguem entender o quanto isso é, ao mesmo tempo, simples e grave? Então, meditar é a melhor forma de ter alguns minutos para, simplesmente, respirar e prestar atenção em si. Comece. Sem grandes expectativas. Aos poucos, veja a mágica acontecer.

Ter projetos de vida

Se tem algo que nos traz juventude, entusiasmo e saúde é ter projetos de vida. Na verdade, ter objetivos é o que nos mantem vivos! Muitos pacientes chegam aqui com depressão, ansiedade, insônia, e descobrimos, aos poucos, que deixaram seus sonhos de lado, seus projetos em segundo plano, que vivem como estivessem “no piloto automático”, sem vontade, sem entusiasmo, sem energia. A saúde integral é uma via de mão dupla: vem de fora para dentro, com a alimentação, as leituras, a meditação, os exercícios, e de dentro para fora, com a integração de nossos sonhos, vontades, ideias, a higienização dos pensamentos, o retorno ao que nossa criança interior tinha: sonhos, vontades e alegria. Quais são seus projetos de vida? O que faz seu coração bater mais forte e sua mente vibrar? Não dá para viver disso ainda? Pois faça um pouco por dia em direção a esse sonho! Reserve tempo para o que te faz realmente feliz. Quem sabe, logo isso não se torna algo efetivo e real?

Segundo Sérgio, cada passo que damos, no dia a dia, faz parte da nossa saúde integral: “corpo, mente e emoção reunidos, para que tenhamos mais bem-estar. Só assim, conseguimos ter uma vida mais saudável em todos os sentidos”, finaliza ele.

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sa e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde.

Mais informações:

Biointegral Saúde | www.biointegralsaude.com.br |


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar