Logo
Imprimir esta página

Para prevenção efetiva no Setembro Amarelo é preciso observar os sinais

Especialista da Faculdade São Leopoldo Mandic diz que a relação impulsividade/agressividade merece atenção redobrada entre os jovens

No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações relacionadas à data estão em evidência ao longo de todo o mês, conhecido como Setembro Amarelo. O suicídio é a segunda maior causa entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A média em todo mundo é que cerca de 800 mil pessoas tirem a própria vida por ano.

A OMS tem como meta reduzir o número de suicídios em 10% até 2020. Para isso, é preciso adotar algumas práticas. “O mais relevante é focar na prevenção. O tema não tem que ser um tabu, é preciso diálogo e derrubar as barreiras ainda existentes para termos resultados mais positivos”, diz o psiquiatra da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. Celso Garcia Jr.

De acordo com o especialista, uma possível explicação para o aumento das taxas de suicídio entre os jovens é a relação impulsividade/agressividade. Em geral, indivíduos impulsivos, agressivos e deprimidos têm maior risco de suicídio. Nos jovens, essas características estão ainda mais presentes. Há vários fatores de risco e antecedentes relevantes para o comportamento suicida. Entre eles: sexo masculino; adultos jovens (19 a 49 anos) e idosos; estados civis viúvo, divorciado e solteiro; desesperança, desamparo, impulsividade e agressividade; antecedente pessoal de tentativa de suicídio ou familiar de suicídio; falta de adesão ao tratamento das doenças psiquiátricas; ideação ou planejamento suicida; baixa tolerância a frustrações e adversidades; história de abuso físico ou sexual; perdas ou separações dos pais na infância; rede familiar e de apoio social instáveis; eventos traumáticos recentes, como perdas afetivas; acesso a métodos letais, como arma de fogo e substâncias venenosas.

As pessoas próximas devem estar atentas para os sinais e sintomas de depressão e mudanças de comportamento, como isolamento social, declínio no desempenho escolar e abuso de álcool e outras drogas. “A postura mais importante é acolher, tentar conversar, deixar desabafar, sem medo de ouvir o que a pessoa que está sofrendo tem para dizer. Não é recomendado dar conselhos simplistas e descompromissados, como por exemplo, ‘vai ficar tudo bem’, ‘todo mundo passa por isso’, ‘você precisa ser forte’. Às vezes esse tipo de conselho pode fazer a pessoas se sentir ridicularizada”, salienta o Dr. Garcia Jr.

A ajuda de um profissional de saúde habilitado, como um psicólogo ou um psiquiatra é fundamental. Além disso, cada vez mais, as unidades básicas de saúde e os centros de atenção psicossociais estão preparadas para acolher esse tipo de situação. Há também o Centro de Valorização da Vida (CVV) que atende 24 horas por dia pelo telefone 188. A ligação é gratuita e as conversas são sigilosas.

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 11 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto