Logo
Imprimir esta página

II Simpósio SOGESP de Residentes

Está confirmado para 14 de setembro de 2019, o segundo módulo do Simpósio SOGESP de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia. Será uma importante rodada de conhecimento científico, visando aprofundar a formação sobre aspectos relevantes à boa prática diária da especialidade e à qualificação do atendimento à mulher.

As inscrições estão abertas no portal da SOGESP, no link https://www.sogesp.com.br/cursos-e-eventos/residentes/programacao-de-eventos/ Após esse primeiro módulo, os participantes estarão habilitados para a etapa teórico-prática, que ocorrerá em 19 outubro, no Hospital Pérola Byington, com hands-on.

Módulo teórico

A etapa teórica terá a moderação de André Malavasi, coordenador dos representantes credenciados da capital e presidente da Comissão de Residentes da SOGESP. Prevê a revisão completa de tópicos da maior relevância para o exercício adequado da especialidade, como prematuridade, restrição do crescimento fetal, manejo do diabetes gestacional, desafios na atenção à pré-eclâmpsia, anticoncepção, atualidades em ginecologia endócrino, cosmiatria na gestação, sexualidade, uroginecologia, DIU pós-parto, mortalidade materna, Direito e a prática obstétrica.

Os professores já confirmados são referências da GO e membros das principais escolas do Estado de São Paulo (veja programação). Conforme reafirma André Malavasi, cursar o módulo teórico de 14 de setembro é condição sine qua non à participação no treinamento prático no Pérola Byington, em 19 de outubro.

Módulo prático

Aliás, o Pérola já está cadastrando pacientes e organizando os exames prévios para o hands-on dos residentes associados SOGESP. Também monitorados por professores de renome, eles realizarão implantação de DIUs, histeroscopias, detecção de câncer de mama, entre outros procedimentos.

“Todos as intervenções serão feitas pelos próprios médicos em residência”, pontua Malavasi. “É muito importante deixar claro que eles não vão somente ser expectadores, terão a oportunidade de colocar a mão na massa de fato”.

O objetivo do Simpósio SOGESP é complementar formação do residente, em especial no campo prático. “A gente entende que a SOGESP tem a missão de uniformizar e homogeneizar as condutas práticas. Assim, torna-se real a possibilidade de nivelar a qualidade no procedimento cirúrgico”, diz Malavasi.

“Uma de nossas grandes preocupações é ter na linha de frente especialistas cada vez mais capacitados, inclusive para ajudar efetivamente na redução da mortalidade materna”.

Programação Preliminar *

Presidente da SOGESP: Rossana Pulcineli Vieira Francisco
Coordenador do Simpósio: André Luiz Malavasi Longo de Oliveira

07h30 – 08h00 Abertura secretaria

08h00 – 08h30 Prematuridade
Roberto Eduardo Bittar

08h30 – 09h00 Restrição de crescimento fetal
Silvio Martinelli

09h00 – 09h30 Manejo do Diabetes gestacional
Rafaela Alkmin da Costa

09h30 – 10h00 Desafios na atenção à pré-eclâmpsia
Marcelo Zugaib

10h00 – 10h30 Intervalo

10h30 – 11h00 Anticoncepção – Up to date
Luis Carlos Sakamoto

11h00 – 11h30 Mortalidade Materna
Em confirmação

11h30 – 12h00 Cosmiatria na gestação
Em confirmação

12h00 – 12h30 Direito e a prática obstétrica
Fábio Roberto Cabar

12h30 – 13h00 Intervalo para almoço

13h00 – 13h30 Sexualidade – Saúde trans, transição hormonal para transgênero. Qual o cuidado que eu tenho que ter?
Flávia Fairbanks Lima de Oliveira

13h30 – 14h00 Atualidade em uroginecologia
Manoel João Batista Castello Girão

14h00 – 14h30 DIU pós-parto
Cristina Aparecida Falbo Guazzelli

14h30 – 15h00 Atualidades em ginecologia endócrina
José Maria Soares Junior

AGENDE-SE
II Simpósio SOGESP de Residentes, Módulo Teórico
Hotel Radisson, à Alameda Santos, 85, Bela Vista, São Paulo
Das 8h às 16h
*sujeita a alterações


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto