Logo
Imprimir esta página

Meu filho não fala, devo procurar um médico?

Saiba quando o atraso de linguagem das crianças exige atenção do pediatra

De 5 a 10% das crianças apresentam algum problema de atraso na fala. Esse problema tem causas variadas e podem ir desde distúrbios mais simples como problemas auditivos e respiratórios1, até problemas mais sérios como síndromes ou doenças degenerativas. Quando uma criança não está no nível de desenvolvimento linguístico esperado para sua idade, ela pode necessitar apenas de um “empurrãozinho”, mas os pais devem estar atentos para saber quando procurar ajuda profissional. É esperado que crianças de 12 a 18 meses já respondam quando chamadas pelo nome e saibam dizer palavras que tenham significado, tal como pai e mãe.

“Para auxiliar no desenvolvimento neurológico e socioemocional da criança, os pais devem motivar seus filhos a conversar com coleguinhas para terem mais autonomia na escola, que é quando estão sem a família e alguém para fazer tudo por eles. Dessa forma, quando a criança estiver em uma situação de necessidade, ela conseguirá verbalizar suas vontades” comenta a neurologista Dra. Maria Luiza Manreza, ex-presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE).

Estar atento aos filhos, ler para eles e acompanhar sua evolução cognitiva pode prevenir o desenvolvimento destes atrasos de fala. Muito além de deixar por conta da escola, os pais devem acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças sempre. Se tudo está a favor, mas a fala não alcança o ritmo dos demais, deve-se buscar ajuda profissional.

De acordo com a Dra. Manreza, o pediatra é a pessoa certa a ser procurada ao se perceber o atraso na linguagem, pois ele poderá avaliar melhor a situação, pedir exames pertinentes que ajudem a diagnosticar a causa deste atraso e, junto com outros especialistas, indicar o tratamento adequado para cada caso2.

O atraso na fala pode, por vezes, estar associado à Doença de Batten, um conjunto de 14 condições genéticas raras que comprometem o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Convulsões sem motivo aparente também estão presentes na Doença de Batten e, com frequência, aparecem logo a seguir ao atraso de linguagem. Assim, é preciso procurar ajuda para avaliar crianças com atraso na fala e garantir um diagnóstico correto, preservar seu desenvolvimento e evitar complicações futuras.

Referências

1. Vitto, M., & Feres, M. C. (2005). DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO ORAL EM CRIANÇAS. Medicina (Ribeirão Preto. Online), 38(3/4), 229-234. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v38i3/4p229-234.

2. P. C. SPYER, Letícia, M. DE OLIVEIRA, Vanessa. DISTÚRBIOS DA FALA E DA LINGUAGEM NA INFÂNCIA. Revista Médica de Minas Gerais 2011; 21(4 Supl 1): S54-S60.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto