Brasil, 18 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Telemedicina já é realidade. Mas a formação básica e humana do médico permanece preponderante, lembra o Dr. Flavio Hojaij

  • Escrito ou enviado por  Fernanda Torres
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

“A telemedicina já existe e já é praticada”. Com essa declaração, o Prof. Dr. Flavio Hojaij inicia seus comentários sobre o tema, que tem sido foco de vários debates e palestras. No entanto, essa inovação em nada lembra o imaginário das pessoas que ao ouvir a expressão telemedicina pensam em robôs atendendo e operando, um cenário de filme de ficção cientifica.

Para ele, a telemedicina tem início quando um profissional realiza contatos e conversas online com o paciente, analisa exames via internet e até marca compromisso com o paciente. Tudo isso preservando o bom sendo e o lado humano do relacionamento médico paciente.

Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, o Dr. Flávio Hojaij está sempre muito envolvido com a educação e com a formação de novos médicos e, por isso, lembra que o olhar humano é fundamental.

“A formação básica e humana do médico permanece preponderante na relação com o paciente e a tecnologia tem como papel fortalecer essa relação. Um interrogatório e análise de exames pode sim ser feita via internet, desde que o paciente seja visto pessoalmente em algum momento e que tudo esteja dentro das condições previstas e ideais para uma cirurgia ou tratamento. Se algo tiver se alterado ou não seja o esperado, obviamente a operação ou tratamento deverão ser repensados”.

Sempre de acordo que a saúde digital já é realidade, o Dr. Flavio Hojaij lembra que a telemedicina tem que democratizar os acessos, mas não pode encarecer muito, tornar inviável. Mesmo porque, diante do aumento da longevidade da população, os custos de toda a cadeia já estão aumentando muito.

“Precisamos pensar em uma medicina sustentável em termos de custo e benefício. Se por um lado a tecnologia pode encarecer os serviços, ela também pode apresentar eficiência, bons resultados e ser acessível a um maior número de pessoas”, conclui o Dr. Hojaij.

O Médico

O Dr. Flavio Hojaij é Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz e Hospital BP Mirante. Foi Professor Visitante do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Foi diretor científico e secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Atuou na campanha pública “Programa Corujão da Saúde”, da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Nessa campanha sua equipe realizou, em 2018, 97 cirurgias na região da cabeça e pescoço em pacientes agendados pelo sistema público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS