Brasil,

Neurotransmissores ajudam a elucidar doenças neurodegenerativas ainda incuráveis e abrem nova possibilidade de tratamento com corante alimentício

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O pesquisador Alexander Henning Ulrich, do Instituto de Química, da Universidade de São Paulo, apresentará diversos resultados de suas pesquisas sobre doenças neurodegenerativas durante a XXXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Sua equipe observou que o mal funcionamento de um receptor da molécula do ATP, mais conhecida por armazenar energia proveniente da respiração celular, pode levar aos sintomas da doença de Huntington. A doença é de origem genética e progressiva e afeta o sistema nervoso central.

Ulrich também estudou o ATP na doença de Parkinson e um tratamento com corante alimentício que regenerou neurônios, reparando significativamente o dano cerebral em ratos. Os resultados são muito promissores e reafirmam o papel fundamental da molécula do ATP como neurotransmissor, tanto no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, quanto para o seu tratamento.

Os neurotransmissores são substâncias que transmitem sinais de ou para neurônios. Alguns tipos de sinalizadores neurais já têm suas funções bem conhecidas (como a adrenalina), mas outros ainda são misteriosos. Um deles é a molécula de ATP, mais conhecida por carregar energia para as reações biológicas das células.

Recentemente, foi descrito que o ATP também atua como neurotransmissor, pois se liga especificamente aos receptores P2Y de neurônios. Inclusive, existe uma família inteira de receptores P2Y (até o momento, sabe-se que vão do P2Y1 ao P2Y14) e cada um deles, quando ativado, desencadeia uma resposta específica diferente, e que ainda estão sendo desvendadas por pesquisadores de todo o mundo.

No caso da doença de Huntington, a equipe de Ulrich observou que o mal funcionamento do receptor de ATP chamado P2Y2 influencia no desenvolvimento da patologia. O pesquisador explica que a alteração desregula a concentração de cálcio das células, o que leva à desregulação do relógio biológico dos neurônios, que envelhecem mais cedo e morrem. Essa descoberta é muito significativa, pois esclarece um pouco mais sobre os mecanismos dessa doença ainda pouco conhecida e incurável, apontando novos caminhos de potenciais alvos terapêuticos.

Por outro lado, na doença de Parkinson, a inibição do receptor de ATP chamado P2Y7 levou à melhora de ratos afetados, com a regeneração de neurônios e reversão de grande parte dos comportamentos sintomáticos. “Esta é uma abordagem totalmente nova para o tratamento da doença”, acrescenta Ulrich, “pois os outros estudos consistem principalmente na prevenção da morte de neurônios”. A vantagem desta estratégia é que o receptor P2Y7 pode ser facilmente inibido com o corante alimentício azul brilhante G, também conhecido como BBG.

“Esses resultados são muito interessantes por ser um potencial tratamento de cura da doença e porque o composto é um corante que já é amplamente utilizado na indústria alimentícia”, completa. O grupo do pesquisador Alexander Henning Ulrich recebe financiamento da Fapesp e CNPq, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar