Brasil,

Campanha Chama Atenção Da População Sobre Disfagia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a ação destaca sintomas e tratamento para a dificuldade para engolir alimentos, comum em idosos



Segundo o periódico internacional Dysphagia, estima-se que oito em cada 10 pessoas com Parkinson e 2/3 dos doentes de Alzheimer desenvolvam a disfagia, distúrbio comum em idosos com doenças neuro-degenerativas e outras enfermidades, e que dificulta a efetiva condução do alimento da boca até o estômago.

Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde e a população em geral sobre a disfagia, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) realiza a companha que discute sintomas e cuidados com o distúrbio que afeta a alimentação, especialmente de pessoas idosas.

Segundo a Drª Ana Beatriz Di Tommaso, médica geriatra pela SBGG e integrante da campanha, nem sempre o idoso, a família ou mesmo os profissionais de saúde suspeitam da disfagia.

“Os sintomas são simples e podem ser confundidos com outras enfermidades. Entre eles, tosse ou engasgo com alimentos, sensação de bolo na garganta, de refluxo e até perda de peso”, esclarece a médica geriatra.

Mas nem sempre o diagnóstico é fácil, pois os sintomas podem estar mascarados, adverte a Drª Ana Beatriz: “Febre frequente sem causa aparente, resfriados de repetição, recusa ou cansaço para se alimentar e até mesmo isolamento social, uma vez que o indivíduo evita sair para não se expor durante a refeição. Todos esses aspectos podem indicar disfagia”.

Diagnóstico preciso e tratamento

À medida que tenha suspeita de disfagia, a partir de perguntas ativas relacionadas à dificuldade de o idoso em se alimentar, o médico deve indicar uma avaliação fonoaudiológica.

A Drª Juliana Venites, fonoaudióloga especialista em gerontologia e integrante da Campanha de Disfagia da SBGG, explica que o paciente geralmente chega por indicação de um médico. O fonoaudiólogo avalia a dificuldade para engolir, que sempre vem acompanhada de um emagrecimento e/ou pneumonia, já que este problema decorre da alteração no trajeto do alimento, que desvia para a traqueia e chega aos pulmões.

Após o diagnóstico, o tratamento é como se fosse “fisioterapia da deglutição”, com a realização de exercícios com a língua, exercícios que fortalecem a laringe, a glote, e de expiração.

“Mas o tratamento vai além dos exercícios. Adotamos uma serie de condutas que vão ajudar o idoso a comer melhor, como a melhor consistência para se engolir, considerando o posicionamento que ele precisar ter ao comer, o volume da colherada, o ritmo da alimentação e até o ambiente”, complementa a fonoaudióloga, que tem um canal no Youtube em que comenta sobre disfagia e envelhecimento (Veja o canal acessando: https://bit.ly/2ZrIzjy).

Subnotificação

Segundo a Associação Americana de Fala e Linguagem Auditiva (ASHA, da sigla em inglês), estima-se que a disfagia atinge aproximadamente 20% da população com 50 anos ou mais no mundo.

Mas, de acordo com dados de pesquisa realizada pela Sociedade Europeia de Distúrbios da Deglutição e da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia, publicados em 2016, apesar de muito frequente, poucos profissionais de saúde diagnosticam esse distúrbio. Assim, sugere-se que cerca de 75% dos indivíduos não imaginam que possuem disfagia e 91% alimentam-se de forma inadequada.

Esse problema é especialmente preocupante na população com 60 anos ou mais: 27% dos idosos tem disfagia, de acordo com dados de pesquisa realizada em hospitais dos Estados Unidos e publicados em 2006 na Revista Dysphagia. A prevalência aumenta para 47,5% naqueles com histórico de hospitalização e para 52,7% se forem residentes de instituições de longa permanência. Sem os cuidados adequados pode haver perda de peso, desidratação, pneumonia e até mesmo morte.

Médicos geriatras e fonoaudiólogos especialistas em gerontologia podem ajudar a população a compreender a importância da disfagia para melhorar o diagnóstico e os cuidados. A SBGG acredita que a informação é a melhor estratégia para empoderar as pessoas idosas, promovendo uma efetiva melhora.

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar