Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Exame de genética: descubra como funciona o teste para descobrir casos de câncer de mama hereditários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O exame de genética BRCA1 e BRCA2 é indicado em casos de câncer em várias gerações de família

No mês de agosto, duas datas importantes relacionadas à saúde são comemoradas: o Dia da Campanha Educativa contra o Câncer (04/08) e o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto). Ambas tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade em relação aos cuidados com a saúde, através de medidas não apenas para prevenir o câncer, mas também outros tipos de doença. Por ser uma doença que atinge grande parte da população (mais de 12 milhões de pessoas no mundo por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer), a medicina tem feito avanços bastante significativos no combate ao câncer, e cada vez mais surge um novo método de prevenção ou tratamento.

O câncer de mama, por exemplo, é o primeiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, de acordo com o INCA. Por conta disso, atualmente existem diversos exames que ajudam no combate da doença, como é o caso do Exame de genética BRCA1 e BRCA2. O teste ganhou repercussão mundial após a atriz Angelina Jolie, em 2013, optar pela cirurgia de retirada das mamas para prevenir os riscos de câncer de mama. A decisão foi tomada pois Angelina fez o Exame de Genética e descobriu mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 , genes herdados da mãe, morta em 2007, vítima da doença no ovário.

O que são os genes BRCA1 e BRCA2?

Ambos os genes fazem parte de uma classe de genes humanos que são conhecidos como supressores de tumor, que colaboram na proliferação e prevenção do crescimento desenfreado das células. “Quando existe essa mutação, não é possível ter esse controle”, explica o Dr. Rafael Padovani*, biomédico do Laboratório Rocha Lima. Por conta disso, a proliferação das células pode acontecer de uma maneira atípica, elevando em até 85% as chances de aumentar o risco da doença.

As mutações patogênicas nos genes BRCA1 e BRCA2 são relacionadas a casos familiares de câncer de mama e de ovário, ou seja, são transmitidas de geração para geração na mesma família, devido a alterações genéticas que foram herdadas de um dos pais. ”O exame de genética é indicado em casos como câncer em várias gerações de família, quando uma pessoa jovem é diagnosticada com um tumor que não é comum na idade dela ou vários tumores na mesma pessoa”, diz Padovani. Para se ter certeza de que se trata de um câncer hereditário, é necessário o paciente realizar um teste genético.

O exame é ideal para descobrir com precisão quais serão os próximos passos no tratamento para reduzir o risco da doença e fornecer informações necessárias para que o paciente tenha cuidados mais personalizados e de acordo com o câncer que ele está tratando. “É importante ressaltar que a alteração genética não significa necessariamente que a pessoa irá desenvolver um problema de saúde, existem outros fatores que podem contribuir com o surgimento de uma doença como, por exemplo, hábitos alimentares e de vida”, afirma Rafael.

Se os exames confirmarem a presença de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, o médico deve conversar com a paciente e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto para alinharem qual será o tratamento mais adequado para o caso, que pode ser a retirada das mamas como o caso da atriz Angelina Jolie ou a retirada dos ovários.

* Biomédico formado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Pós graduado em Administração em Saúde pela Faculdade de Medicina ABC, Especialista em análises clínicas pela ABBM (Associação Brasileira de Biomedicina), Auditor de Qualidade do PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos pela SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica), Membro da comissão científica do congresso de gestão em laboratórios da feira Hospitalar e Membro do comitê de laboratórios do SINDHOSP.

Sobre o Rocha Lima

O Rocha Lima, fundado em São Caetano em 1947, foi o primeiro laboratório do ABC e, posteriormente, a primeira clínica de vacinações da região.

Com a filosofia de que o laboratório é a extensão do atendimento médico, o Rocha

Lima, há mais de 70 anos, desempenha um trabalho responsável com respeito às pessoas e que inspira confiança a médicos e pacientes.

Apoiar a comunidade médica e contribuir para um tratamento eficaz ao paciente é nosso maior objetivo.

Mais informações: www.rochalima.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar