Brasil, 19 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça as alternativas ao paciente diante da falta de insumos para bomba de insulina

  • Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Endocrinologista da SBEM-SP elucida algumas opções

Falta de insulina pode levar a óbito

“O paciente diabético, que via processo judicial ou administrativo recebe a bomba de insulina pelo governo, sofre quando há falta dos insumos, mas há algumas medidas para minimizar esse problema temporariamente”, explica o Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo.

Entre os insumos básicos necessários para o uso da bomba, estão: cateter, cânula, insulina, lancetas e tiras. Quando a entrega desses insumos falha, há alternativas para repor esses materiais por um curto prazo, mas o alerta deve soar antes de os insumos chegarem a zero.

As alternativas:

- Comprá-los na farmácia: é claro que tem um custo, mas pensando na necessidade em curto prazo, vale fazer um caixinha e deixar à disposição para esta necessidade urgente.

- Apelar para as redes sociais: de forma solidária, grupos em redes sociais e associações de diabéticos costumam repassar itens excedentes aos demais amigos virtuais.

- Mudar o tratamento: caso nenhuma das alternativas seja plausível por qualquer razão, é preciso pensar na mudança do tratamento e migrar para as canetas e insulinas análogas de ação lenta e de ação rápida ou as insulinas NPH e a regular, que são facilmente encontradas no postos de saúde e farmácias populares.

“Entre os riscos do descontrole do tratamento do diabetes estão as crises de hipoglicemia, mas uma coisa é clara: a falta dos insumos sem uma reposição como explicado, pode levar o paciente ao óbito. Por isso, a responsabilidade do governo com esses pacientes é bem grande”, alerta o endocrinologista.

A bomba de infusão de insulina - é um aparelho eletrônico ligado ao corpo por um cateter com uma cânula flexível na ponta. O funcionamento dela é simples, liberando uma quantidade de insulina basal, programada pelo médico, 24 horas por dia, além de doses suplementares para as refeições e correções de glicemia elevadas, feitas por calculadoras inseridas nelas internamente.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP

https://twitter.com/SBEMSP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS