Logo
Imprimir esta página

Hospital em Curitiba é o que mais realiza cirurgias de tumor cerebral na América Latina

Com uma média de 1.200 procedimentos por ano, Hospital INC é referência mundial no procedimento; Brasil tem expectativa de 22 mil novos casos para o biênio 2018/2019

Uma das doenças mais delicadas para tratamento cirúrgico, o tumor cerebral exige um grau de especialização altíssimo entre os profissionais envolvidos no procedimento. Nesse sentido, o Hospital INC é referência na América latina como o local que mais realiza tal intervenção: são, em média, 1.200 neurocirurgias por ano – das quais 300 são de tumores intracranianos. De maior incidência em adultos a partir dos 50 anos de idade, o tumor geralmente tem na retirada a sua primeira opção para uma possível cura, dependendo do tipo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados mais de 11 mil novos casos de tumores cerebrais no sistema nervoso central (5.810 em homens e 5.510 em mulheres), no Brasil. Esses números correspondem a um risco estimado de 5,62 casos novos a cada 100 mil homens e 5,17 para cada 100 mil mulheres. Uma incidência pequena em comparação com outras doenças, mas que exige profissionais com um currículo muito preparado para a realização do trabalho.

“Boa parte dos casos são operados imediatamente; e, em uma minoria, é necessária uma biópsia antes para se determinar se há indicação para remoção”, diz Erasmo Barros da Silva Junior, neurocirurgião coordenador do setor de neuro-oncologia do Hospital INC. “Em casos de dúvida quanto ao diagnóstico, fazemos uma biópsia. Felizmente, com o avanço da neuro imagem, com técnicas diferentes de ressonância e exames de alta tecnologia, o planejamento da cirurgia acaba sendo uma etapa de alta precisão”.

Via de regra, cada faixa etária tem um tipo de tumor específico. O programa Neuro Kids da instituição, por exemplo, realiza o procedimento de retirada de tumor de crianças de baixa renda, de forma totalmente gratuita. O Dr. Ricardo Ramina é chefe do setor de Neurocirurgia e cuida diretamente desta iniciativa. “Das 1.200 cirurgias que realizamos por ano, 300 são de retirada de tumores cerebrais”, destaca Silva Junior. Por conta disso, há muita tecnologia envolvida, desde a parte de treinamento das equipes até a cirurgia em si.

Um exemplo é a neuro navegação, uma espécie de GPS utilizado para localizar o tumor de forma rápida, precisa e segura; e a ressonância intra-operatória, realizada durante a cirurgia com o paciente anestesia e com a cabeça aberta, presentes há mais de 10 anos no Hospital INC. “Nós temos várias publicações da experiência do INC em neuro navegação, em ressonância intra-operatória e somos os pioneiros na América Latina a usar a técnica 5-ALA (corante que deixa o tumor cerebral com uma cor avermelhada ao entrar em contato com um filtro de luz azul do microscópio cirúrgico), com quase 200 casos desde o final de 2015”, enaltece.

A preocupação de estar sempre acompanhando a evolução e aperfeiçoamento, tanto da parte técnica quanto tecnológica, é muito grande no Hospital. Porém, o cuidado pós-operatório é uma parte essencial do trabalho.

“Em casos de tumores menores, em lugares favoráveis ou de localização menos complexa, como por exemplo meningiomas pequenos da convexidade, a cirurgia costuma durar cerca de 1h e 1h30”, observa Silva Junior. “Nesse caso, o paciente pode passar entre dois e três dias no hospital. De acordo com o lugar, tamanho e tipo de tumor, o pós-operatório pode ser algo muito tranquilo ou extremamente complexo. A equipe precisa estar pronta para prevenir e identificar quaisquer intercorrências em todos os casos".

Sobre o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil e é pioneiro na América Latina a obter tecnologias como Gamma Knife – cirurgia cerebral sem corte, e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intra-operatória no país. O INC conta com um corpo clínico composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento de pacientes de todo o Brasil e diversos países da América Latina, em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de outras áreas tais como oncologia, otorrino, dermatologia, cirurgia digestiva dentre outras. www.hospitalinc.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto