Brasil,

Treino físico puxado tem participação de policiais militares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Iniciativa pelo curso de Educação Física adota modelo das forças especiais britânicas Special Air Service

Ofertado pelo curso de Educação Física da Unoeste, o treinamento físico nos moldes das forças britânicas Special Air Service (SAS) reafirmou o bom condicionamento físico de policiais militares, alguns professores e alunos de diferentes cursos, vigilantes e praticantes de crossfit, um método idêntico de treino físico puxado, com levantamento de peso, ginástica, atletismo e outras modalidades em atividades de alta intensidade.

Com o nome de “Dia de Treinamento Físico no Campus”, a atividade de extensão ocorreu das 7h às 8h30 de sábado (17). Começou e terminou no centro esportivo, incluindo corrida de 4k, com parte dela no ambiente externo à universidade, com passagem na passarela sobre a rodovia Raposo Tavares, para aumentar a dificuldade. As instruções foram do professor Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior que atuou na organização junto com os seus colegas Dr. Vinicius Milanez e Leandro Alves Cunha.

O treinamento foi precedido de aquecimento com 3 burpees – exercício no qual o indivíduo deita encostando o peito no chão, levanta em posição ereta e salta repetidas vezes –, 4 flexões e extensões de braços, 5 agachamentos, 6 abdominais e 10 polichinelos, próprio para alongar e aquecer os músculos dos membros, braços e pernas. Tudo isso foi feito no aquecimento com 5 repetições. Os participantes atuaram em duplas.

O programa de treinamento exigiu 60 abdominais terminando em pé, 100 flexões e extensões de braços, 200 agachamentos, 4k de corrida com marcha acelerada e 80 burpees. O menor tempo foi de 34 minutos e 14 segundos por uma dupla de militares, seguida por civis com o tempo de 34 minutos e 27 segundos. Assim, sucessivamente, foram poucas diferenças entre as 24 duplas.

Uma pequena indisposição estomacal, deixou fora uma dupla que recebeu atendimento da equipe do Setor de Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros da Unoeste que ficou de prontidão o tempo todo. A organização cuidou dos mínimos detalhes, incluindo a equipe de orientação e segurança durante o trajeto da corrida, envolvendo estudantes de educação física e vigilantes da própria universidade.

O treinamento foi para policiais vinculados ao 18º Batalhão e que atuam no 8º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), na Companhia de Força Tática e no helicóptero Águia; praticantes de crossfit, alunos e professores dos cursos de Educação Física e de Química. Conforme Garcia Jr, os objetivos foram estimular a prática de atividade física e integrar os policias com o ambiente acadêmico.

Para o supervisor de Segurança da Unoeste, major Edson Aparecido Torchi Duro, o treinamento amplia as relações da Polícia Militar com a universidade. O capitão Bruno Piva, do Baep, disse que as atividades colocaram em prova a preparação física feita no dia a dia dos policiais. “É uma espécie de teste para ver se nosso treinamento está sendo eficaz”, comentou e o resultado mostrou que sim.

O capitão Jeferson Romão, da Força Tática, contou que na rotina policial as atividades físicas duram 45 ou até 60 minutos, todos os dias. “O serviço nosso exige bom condicionamento físico e resistência para correr em terrenos irregulares ou saltar muros, entre outras ações. Tudo isso com o cinto, colete a prova de bala e armamento; de tal forma que o nosso treinamento é semelhantes ao ofertado pela Unoeste”, comentou.

Os dois capitães participaram do treinamento e Piva fez parte da dupla que concluiu primeiro. Ambos aprovaram a proposta proporcionada pelo curso de Educação Física. O professor Garcia Júnior disse que, diante do bom resultado, pretende programar outros treinamentos no modelo SAS; possivelmente pelo menos uma vez em cada semestre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar