Brasil,

Pé de Feijão, CogniSings e Dersalis são destaques do Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Betânia Lins
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Destinado a empreendedores de impacto social com soluções inovadoras em saúde - com potencial de impactar positivamente a população de menor renda - o Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção aponta como destaques do programa as os negócios Pé de Feijão, CogniSings e Dersalis. Realizada pela Artemisia com apoio da Associação Samaritano, a iniciativa avaliou 390 empresas; cada um dos três destaques receberá um capital-semente no valor de R$ 20 mil.

Um negócio que transforma positivamente a relação das pessoas com a comida; uma empresa que atua no monitoramento de sinais vitais para diminuir riscos de acidentes de trabalho; e uma startupcom uma solução para identificar nas escolas, com eficácia e de maneira gamificada, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são os destaques da primeira edição do Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção. Realizada pela Artemisia em parceria com a Associação Samaritano, a iniciativa de aceleração reconheceu Luísa Haddad, André Rocha Soares e Leandro Matos – respectivamente, empreendedores dos negócios de impacto social Pé de Feijão, CogniSings e Dersalis – com um capital-semente de R$ 20 mil e acompanhamento personalizado para cada um dessas startups por mais três meses.

Inovadores no contexto dos desafios da saúde e da prevenção sob novas perspectivas, os três empreendedores lideram negócios com soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) – em especial, ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), definido como: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, e que é transversal em toda análise de busca e seleção de negócios que integraram o programa. O conjunto de ODS constitui uma agenda mundial – adotada durante a Cúpula das Nações Unidas – sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030 para estimular ações em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.

Diante desse desafio da saúde e prevenção, sobretudo destinada à população mais vulnerável economicamente, a Artemisia e Associação Samaritano firmaram uma parceria estratégica para selecionar e acelerar gratuitamente 13 negócios de impacto social focados na temática. O Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevençãoavaliou 390 iniciativas e selecionou TeleMRPA, RT Medical Systems, Healthy AI, NeuroUp, Pé de Feijão, Salvus, Iubi, 3id Fisioterapia, Pode Perguntar, Dersalis, Caren, CogniSigns e Blue.

Inovação e impacto social na saúde preventiva

A proposta do Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção foi apoiar uma nova geração de startupscom soluções inovadoras e potencial para impactar milhões de brasileiros – especialmente as pessoas mais vulneráveis e de menor renda. No país, aproximadamente 70% dos brasileiros têm o Sistema Único de Saúde (SUS) como a única porta de entrada para atendimento médico; desde 2014, 3 milhões de pessoas perderam os planos de saúde em decorrência do desemprego ou da necessidade de reduzir custos.

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde registrou 928 mil mortes por consequência das DCNT, sendo mais prevalente em pessoas de baixa renda. Doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e estresse são recorrentes e causam preocupação em um cenário de crise socioeconômica, agravadas pelos determinantes sociais que atingem a população em situação de vulnerabilidade econômica – maior exposição ao desemprego, piores condições de trabalho, habitações insalubres, estresse – além de fatores críticos relacionados a hábitos e comportamentos, como o sedentarismo e a alimentação inadequada. Diante dessa realidade, os negócios de impacto social têm se mostrado um caminho para o fortalecimento de ações de saúde preventiva

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia – pioneira no Brasil no fomento de negócios de impacto social – a organização acredita na união de esforços como instrumento de potencialização de impacto. “Apostamos na força dos modelos de negócios como uma forma de gerar inovação e impacto social em larga escala no médio e longo prazo no setor da saúde. Estamos diante de iniciativas incipientes frente à dimensão dos desafios apresentados pelas doenças crônicas não transmissíveis e vemos que é preciso apoiar o fortalecimento de uma nova geração de negócios que enderecem soluções de acesso à saúde”, avalia Maure, acrescentando que os negócios selecionados como destaques apresentaram um avanço relevante ao longo do programa, com resultados efetivos em um curto período de tempo e um rápido aprendizado sobre pontos críticos relacionados aos clientes, modelos de negócio, comunicação e produto/solução.

Segundo Thais Junqueira, diretora de Projetos da Associação Samaritano, a combinação entre dados, tecnologia e evidências pode acelerar a solução de problemas de saúde pública e possibilitar enormes ganhos de inteligência, eficiência e transformação, com escala, no sistema de saúde, em territórios por todo o Brasil. “Para a Associação Samaritano, a prevenção de doenças crônicas e promoção de saúde devem ter uma relevância e ocupar espaços cada vez maiores e decisivos em nosso sistema, o que consequentemente impactará nosso desenvolvimento como sociedade. O apoio ao desenvolvimento de iniciativas empreendedoras que aliam impacto social e solução de problemas de saúde é parte fundamental de nossa estratégia de atuação”, afirma a executiva, acrescentando que por meio do Lab foi possível conhecer uma série de negócios, ainda em estágio inicial, no campo da prevenção. “Ainda há muito a se fazer, estamos só começando e pretendemos ser apoiadores e catalisadores de boas soluções. Boas iniciativas se multiplicam e puxam o sistema para cima”, finaliza.

DESTAQUES

PÉ DE FEIJÃO | São Paulo-SP | www.pedefeijao.com.br

Criada por Luísa Haddad, Cyrille Bellier e Patricia Byington, a Pé de Feijão surgiu a partir de uma experiência pessoal da empreendedora. Ao fazer um exame de sangue – que mostrou resultados alarmantes por conta de uma alimentação completamente desregrada – ela iniciou um processo intenso de reeducação alimentar e decidiu se dedicar a compartilhar o conteúdo e os aprendizados a partir de uma iniciativa focada em dar acesso à informação sobre os efeitos dos alimentos na saúde e bem-estar. A lógica por trás da iniciativa é mostrar que a mudança dos hábitos alimentares é um instrumento de prevenção de doenças. Hoje, o Pé de Feijão oferece programas estruturados de qualidade de vida e bem-estar para empresas que proporcionam experiências a colaboradores, clientes e comunidades. As atividades têm por foco na mudança de comportamento e na ideia de reconectar as pessoas com o os alimentos por meio de dinâmicas criativas, didáticas e baseadas em experiência. O negócio utiliza hortas e sistemas de compostagem – instalados dentro de empresas – como instrumento de aprendizagem. Um fator relevante é a abordagem: olhar a alimentação a partir da horta e não de uma dieta, estabelecendo uma relação mais saudável ao criar um vínculo afetivo e plenamente envolvido no processo da alimentação. É uma forma inovadora para as empresas e organizações que buscam uma abordagem efetiva de saúde e bem-estar.

DERSALIS | Espírito Santo | www.dersalis.com

Fundada pelo médico André Rocha Soares e pelo engenheiro Pedro Henrique Moraes Guizardi, a Dersalis surgiu do sonho do empreendedor de criar uma empresa que se torne referência internacional em gestão de saúde e na atuação preventiva para a diminuição de acidentes nas empresas. O negócio de impacto social atua no monitoramento de sinais vitais para promover a medicina preventiva capaz de diminuir riscos no ambiente profissional e promover a melhoria nas condições de trabalho aos funcionários. Com base na Internet das Coisas (IoT), a startup conta com um relógio com sensores inteligentes que captam dados vitais em tempo real e integral de colaboradores de empresas do setor logístico. Com o uso de uma pulseira inteligente e aplicativos – que monitora os batimentos cardíacos e o nível de agitação do usuário, que são armazenados em um banco de dados com alto nível de segurança e privacidade –, o objetivo da solução é monitorar os sinais vitais e aspectos relacionados ao estresse, sono e fadiga no trabalho. Com base nesses dados, promove a medicina preventiva que melhora a qualidade de vida dos profissionais.

COGNISIGNS | Florianópolis-SC | http://www.cognisigns.com/

Fundada pelo administrador Leandro Mattos e pela psicóloga Andressa Roveda, a CogniSigns foi criada a partir de um questionamento pessoal. O empreendedor – com amplo conhecimento tecnológico utilizado apenas para fins comerciais e de marketing – passou a buscar formas para transformar a atividade profissional e o talento em impacto social. Da busca por empreender com propósito, surgiu a ideia de criar uma solução capaz de identificar nas escolas de ensino infantil, precocemente e de maneira abrangente, os possíveis portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir da identificação, encaminhar crianças e pais para profissionais de saúde especializados e disponibilizar conhecimento e pareceres para apoiar o diagnóstico clínico. A solução conta com hardware e software com sensores não invasivos que identificam respostas comportamentais e fisiológicas em crianças no momento em que são expostas a estímulos sensoriais gamificados. O algoritmo transforma as respostas das crianças em dados e os correlaciona com possíveis sinais de TEA. Entre os impactos sociais da CogniSigns destaque para a conscientização sobre inclusão nas escolas; aumento na acessibilidade, agilidade e assertividade no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista; redução do custo de diagnóstico; e tratamento mais eficaz a partir do diagnóstico precoce. Além de escolas, a assinatura da plataforma é destinada a profissionais de saúde, hospitais, clínicas e convênios médicos.

ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 130 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br

ASSOCIAÇÃO SAMARITANO | A Associação Samaritano é uma organização filantrópica independente que se dedica a fomentar projetos relacionados à prevenção de doenças e à promoção da saúde no Brasil, com foco nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Ao longo de 122 anos, operou um hospital filantrópico em São Paulo, de mesmo nome, que se tornou referência pela qualidade assistencial, ensino e pesquisa. Tem como missão apoiar iniciativas transformadoras de prevenção e promoção de saúde que impactem a qualidade de vida dos brasileiros. http://asamaritano.org.br/

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar