Brasil,

5 Dicas sobre saúde bucal na gravidez

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tamires Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ortodontista elenca dicas sobre cuidados especiais com a saúde bucal para gestantes. O cuidado com o sorriso também traz benefícios para o bebê.

Durante a gestação, alterações hormonais e demais mudanças no organismo feminino podem provocar problemas bucais como desgaste do esmalte dos dentes e inflamações na gengiva. Para evitar o desenvolvimento dessas disfunções, o Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal que chegou há pouco no Brasil, elenca cinco dicas especiais de saúde bucal para gestantes:

Incômodos gástricos

Durante a gravidez, é comum surgirem alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito. Nessas situações, o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o pH da região mais ácido, afetando os dentes. Após a regurgitação, faça um bochecho com água acompanhado de uma boa escovação.

Gengivas inflamadas

“O excesso de progesterona que pode ocorrer durante a gestação contribui para o surgimento da gengivite, cujos sinais mais comuns são: gengiva inflamada e sangramento ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental. Essas inflamações gengivais quando não acompanhadas e tratadas no início podem acarretar no aumento de prostaglandina que provoca contrações e antecipa o parto”, explica. Para evitar o problema, os Flossers e Soft-Picks também são bons aliados porque eliminam resíduos de alimentos e bactérias na região da gengiva de modo prático e rápido, além de serem fáceis de levar na bolsa.

Realizar consultas preventivas ao dentista

Se o dentista acompanha o quadro de saúde a cada 6 meses do paciente, fica mais fácil e seguro planejar procedimentos com o menor risco possível para a gestante. Dessa forma, o dentista pode atuar na prevenção de doenças e orientar a gestante com base no histórico da paciente.

“A manutenção da higiene bucal diária, com escovação e limpeza interdental também é essencial para prevenir problemas bucais na gestação”, indica Bibancos. Para tornar a higiene bucal mais prática para as gestantes há opções dos Flossers, fio dental com haste, e os Soft-Picks, palitos interdentais siliconados, alternativas ao fio dental tradicional, que promovem uma boa limpeza interdental.

Tratamento estéticos e ortodônticos – por enquanto não!

Iniciar um tratamento ortodôntico, realizar um clareamento dental: esse tipo de procedimento pode esperar os nove meses.

Sentiu dor de dente?

As gestantes devem evitar alguns procedimentos e exames como o raio-x, canal e extração dentária. “Em casos de emergência, seu dentista vai avaliar o quanto é necessário realizar determinado procedimento, pensando sempre na qualidade de vida da mamãe e do bebê e se programar para realizar o procedimento sempre com segurança para todos”.

Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM
instagram.com/fabiobibancos

Sugestão de produtos

Flosser Multipla Ação GUM

O fio dental com haste da GUM tem Vitamina “E” e Flúor, que trazem mais benefícios para a saúde da gengiva. O formato ergonômico também facilita o alcance de espaços de difícil acesso de modo mais prático do que o fio dental tradicional. Além de ter sabor menta.

Sobre a GUM®

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. No Brasil desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil, e seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país. Na América Latina, a Sunstar possui ainda operação direta no México, Argentina e Colômbia, além de ampla distribuição nos demais países em que atua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar