Brasil,

Alto nível de açúcar no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Varella
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Diabetes contribui para a formação de placas de gordura nas artérias

Segundo um ranking divulgado pelo International Diabetes Federation (IDF), o Brasil ocupa a 4ª posição dos países com maior número de diabéticos do mundo. São cerca de 12,5 milhões de brasileiros convivendo com a doença de acordo com os dados do Ministério da Saúde, configurando o diabetes como epidemia. A alteração no nível de açúcar no sangue, além de gerar outras complicações, pode elevar o risco de pacientes desenvolverem doenças cardiovasculares.

"Quando a quantidade de açúcar no sangue ultrapassa o nível permitido, algumas células passam por um processo inflamatório e esse quadro favorece o surgimento de placas de gordura nas artérias que podem afetar o fluxo sanguíneo e causar infarto", explica Marcelo Sampaio, cardiologista e coordenador do Pronto Atendimento do BP Mirante, hospital premium da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Um dos efeitos do diabetes é a diminuição da capacidade do organismo produzir insulina, o hormônio que controla a glicose (açúcar) no corpo e que ajuda na dilatação das artérias. "Se não há produção de insulina a elasticidade das artérias fica comprometida e aumenta a pressão nos vasos, intensificando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares", completa o cardiologista.

Mais saúde, menos doença

Tanto o diabetes como as doenças cardiovasculares muitas vezes podem ser evitadas por meio de medidas simples que garantem um estilo de vida mais saudável. Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e ter acompanhamento médico ajudam na prevenção e no controle dessas doenças.

Marcelo Sampaio é um dos cardiologistas da BP que participarão do ESC Congress 2019, um dos maiores congressos de Cardiologia do mundo. Acompanhe as novidades pela plataforma Crescer Juntos.

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar