Brasil,

Juntas podemos combater o câncer de mama

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FEMAMA
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Maira Caleffi

O câncer de mama não é uma doença simples: pode ser influenciado por uma série de características e fatores individuais, apresentando-se de diferentes formas; consequentemente, torna-se necessário adotar uma conduta terapêutica específica para cada caso.

Como mastologista, encho-me de esperança ao ver o quanto a medicina tem avançado em relação aos tratamentos destinados a pacientes com câncer de mama. Nos últimos anos, tenho acompanhado estudos, análises e aprovações de novos medicamentos que buscam tornar a batalha contra a doença menos árdua, com menos efeitos colaterais e mais qualidade de vida.

A aprovação dos inibidores de CDK 4/6 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por exemplo, é uma conquista recente e motivo de comemoração. Essa classe de medicamentos tem um papel importante no controle da doença em estágio avançado, conhecido por metastático, e age especificamente na proteína que atinge as células cancerígenas, causando danos menores nas células saudáveis em comparação com medicamentos convencionais. Seus nomes são complicados - ribociclibe, palbociclibe e abemaciclibe -mas suas funções são muito certeiras.

Imagine a sensação de ser um paciente com câncer de mama metastático e descobrir que, para o seu tipo de neoplasia em específico, foi aprovado um medicamento mais assertivo e que pode proporcionar mais qualidade e tempo de vida. Em suas veias, percorrem a vontade de lutar contra a doença e aproveitar ao máximo desde de que seja com máxima qualidade.

Ter acesso a medicamentos inovadores de impacto comprovado, porém, é o grande desafio. Pode ser que levem meses ou anos para que os tratamentos sejam efetivamente disponibilizados na rede pública de saúde ou mesmo aceitos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os tratamentos oferecidos por planos privados. Por isso, a FEMAMA pauta sua luta na garantia dos direitos das pacientes com câncer de mama e na formulação de políticas públicas que possam acelerar alguns processos burocráticos e assegurar a qualidade de vida.

Por vezes, não é possível ter a dimensão real do desafio enfrentado pelas pacientes com câncer atualmente se você não lida diretamente com a doença. Por isso, queremos não somente munir de informações, mas também sensibilizar e empoderar a comunidade para fazer a diferença por influência em políticas públicas para que busquem soluções para enfrentar as barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Pensando neste propósito, a FEMAMA desenhou a VIII Conferência Nacional de Lideranças Políticas Femininas, evento que será realizado em 23 de agosto, em São Paulo. Em conjunto com ONGs, representantes políticas de todo o Brasil poderão conhecer o atual cenário e desafios do combate ao câncer de mama no país e construir estratégias para obter impacto positivo em âmbito municipal e estadual.

Iremos unir forças para avançar em pautas como a aprovação do Projeto de Lei 143/2018, que pede diagnóstico rápido, demandando a comprovação da hipótese diagnóstica de câncer no prazo máximo de 30 dias no SUS; a garantia de que os medicamentos essenciais para o controle do câncer, indicados pela Organização Mundial de Saúde, estejam acessíveis aos pacientes; a incorporação de tratamentos inovadores para câncer de mama, como os inibidores de CDK 4/6; e a necessidade de trabalharmos com dados que demonstrem a real situação do câncer no país, através da efetivação do sistema de notificação compulsória da doença, que agora é lei federal, porém ainda sem regulamentação. O objetivo do encontro é criar soluções locais, que possam ser implementadas nos municípios e estados e que, posteriormente, beneficiem pacientes de todo o Brasil. Um local de cada vez: dessa forma, podemos propiciar às mulheres a chance de ter acesso a um diagnóstico precoce, a medicamentos assertivos e, o mais importante, a mais tempo de vida.

Faço, aqui, o convite a ONGs, prefeitas, governadoras, deputadas federais e estaduais, senadoras, vereadoras, secretárias de saúde, suas vices e suplentes, primeiras-damas dos estados ou municípios, para que se unam a nós neste encontro. As inscrições ficam abertas até 16 de agosto. Juntas, podemos construir o futuro.

*Maira Caleffi é presidente voluntária da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar