Brasil, 22 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Selo de Anestesiologia atesta segurança e qualidade de clínicas médicas no estado do Mato Grosso

  • Escrito ou enviado por  Gabriela Costa
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Certificação, criada pela Sociedade Matogrossense de Anestesiologia (Soma), será apresentada em 17 de agosto, durante a 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central

O acesso à anestesia segura e de qualidade durante procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais é um direito de todos os pacientes. No entanto, nem sempre é possível assegurar o respeito aos critérios mínimos de segurança pelas clínicas médicas. Para ajudar a solucionar esse problema, a Sociedade Matogrossense de Anestesiologia (Soma) lança, neste mês, o Selo “Aqui Tem Sedação Segura”.

O evento de lançamento da certificação será realizado no dia 17 de agosto, às 14h, no Hotel Deville, em Cuiabá (MT), durante a programação da 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC). A cerimônia será dirigida pelo presidente da Soma, Dr. Diogo Leite Sampaio, e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Dr. Erick Freitas Curi.

O Selo “Aqui Tem Sedação Segura” será oferecido gratuitamente a estabelecimentos do Mato Grosso que cumpram os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as diretrizes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e possuam um médico anestesiologista titulado durante os procedimentos diagnósticos e terapêuticos. As unidades que estiverem de acordo com as normas ainda serão listadas no portal da Soma para consulta pública.

Segundo o presidente da entidade, a iniciativa é uma forma de auxiliar os pacientes na escolha de estabelecimentos de saúde que atendam aos critérios mínimos de segurança e qualidade em anestesiologia. “Muitas vezes, o paciente sozinho não consegue avaliar os riscos durante um procedimento de sedação nas clínicas onde costuma realizar procedimentos médicos. Agora vamos dar a ele essa condição”, afirma.

Critérios

O Selo “Aqui Tem Sedação Segura” é voltado especialmente para clínicas que realizam procedimentos ambulatoriais que exigem sedação ou outro tipo de anestesias, como endoscopias, implantes dentários, tomografias e ressonâncias.

Entre os critérios que serão avaliados durante as inspeções está a presença de, no mínimo, um médico anestesiologista com título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Além disso, será observada a disponibilidade de medicamentos e materiais básicos para a realização de um procedimento ambulatorial, como desfibriladores, equipamentos para vias aéreas e fármacos para ressuscitação, conforme resolução do Conselho Federal de Medicina.

“Existem riscos inerentes a uma sedação que, sem um profissional e estrutura adequados, podem levar a morte ou eventos adversos graves. A presença do anestesiologia, além de todo o atendimento especializado, garante o respeito a protocolos de segurança, como a avaliação de jejum e de via aérea’”, explica Sampaio.

Os estabelecimentos médicos que se interessarem em obter o Selo Soma de Anestesia Segura podem entrar em contato com a entidade pelo email .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS