Logo
Imprimir esta página

14 de Agosto é o Dia de Atenção à Respiração Oral

Respirar pela boca causa perda de alguns mecanismos de proteção realizados pelo nariz e coloca a saúde bucal, pulmonar e do corpo todo em risco.

Respirar pelo nariz é fundamental para o crescimento e desenvolvimento harmônico da face, bem como para a saúde geral do indivíduo. Por outro lado, respirar pela boca traz diversos prejuízos como, por exemplo, desencadear problemas oclusais (necessitando de intervenção da ortodontia), alterações corporais, modificações na face, olheiras, sonolência excessiva durante o dia, e até mesmo dificuldade de concentração.

Dia 14 de Agosto é o Dia de Atenção à Respiração Oral, Dra. Maura Neves Otorrino da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia explica que é importante estar atento a alguns sinais. “Se você tem dificuldade em respirar pelo nariz, está sempre de boca aberta, tem resfriados constantes, tem problemas com o sono (ronca, dorme de boca aberta, acorda com a boca seca e sente cansaço durante o dia), procure um profissional da saúde. A avaliação do Alergista, do Fonoaudiólogo e do Otorrinolaringologista possibilitará o diagnóstico e conduzirá a melhor forma de tratamento.”

A médica explica que respirar pela boca não é normal, mas, pode ocorrer em alguns momentos como durante gripes ou resfriados. Mas não constantemente!

Consequências da Respiração Oral:

Em crianças a respiração oral atrapalha o desenvolvimento craniofacial , ou seja, respirar pela boca leva a alterações de crescimento e proporção da face.

E o que acontece?

A face fica alongada, nariz cresce menos e o céu da boca fica alto (palato ogival). O que leva a alterações dentárias e de mordida.

O não selamento dos lábios permite que a língua se projete para frente, isso além de atrapalhar o crescimento dos dentes, atrapalha a dicção das palavras, mastigação e a deglutição dos alimentos.

Além disso, quem respira pela boca pode roncar durante a noite, condição que atrapalha a oxigenação do sangue durante o sono, conhecida apneia do sono!

Sobre Dra. Maura Neves

- Otorrinolaringologista
- Formação: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
- Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Fellowship em Cirurgia Endoscópica Nasal no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - ABORL-CCF
- Doutorado pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP

Sobre a Clínica MEDPRIMUS

Acolher os pacientes com tratamentos multiprofissionais, para proporcionar bem-estar é o lema do corpo clinico MEDPRIMUS. Dessa forma, preza pelo atendimento personalizado que supre a todas as expectativas do cliente/paciente, gerando confiança e criando vínculo com o paciente. Bem localizada, a Clinica esta na Região de Moema São Paulo, com ótima infraestrutura e tecnologia.

Créditos:
Dra. Maura Neves Otorrinolaringologista
Clínica MEDPRIMUS
www.medprimus.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto