Brasil,

Acupuntura na oncologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lindinalva Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Por Dr. Alexandre Massao e Dr. Eduardo D’Alessandro

A Acupuntura é um método terapêutico que consiste na inserção de agulhas em determinadas regiões do corpo e tem a finalidade de tratar doenças, minimizar sintomas e promover o bem-estar geral do paciente. Essa técnica foi criada há mais de três mil anos na China e, desde 1995, é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Atualmente, o SUS - Sistema Único de Saúde - e os planos de saúde fornecem essa opção de tratamento aos usuários.

Dentre uma variedade de tratamentos ditos complementares, a Acupuntura é, largamente, a intervenção mais utilizada, sendo útil no tratamento de sintomas e condições associadas ao câncer e de efeitos adversos relacionados ao tratamento oncológico. Assim, a Acupuntura age para atenuar os sintomas consequentes da radioterapia e quimioterapia, tais como, náusea, diarreia, falta de apetite, insônia, dores musculares e articulares, desânimo, fadiga e tristeza que são muito comuns durante o tratamento oncológico. Neste enfoque, tem conseguido atingir seu objetivo com relevante sucesso, inclusive com relato de resultados positivos por parte dos próprios pacientes.

A abordagem preconizada não trata o câncer especificamente, mas sim o indivíduo que tem o câncer. Ou seja, volta-se à pessoa em sua totalidade, com o objetivo de amenizar os sintomas, sempre enxergando o paciente como um ser complexo na sua forma de existir e no seu sofrimento.

De forma resumida, a intervenção por Acupuntura se dá através do estímulo do sistema nervoso periférico e sistema miofascial, principalmente, por meio da inserção de agulhas atingindo as chamadas zonas neurorreativas ou “pontos de Acupuntura”. Esses estímulos desencadeiam uma cascata de eventos que envolvem modulação neural, imunológica e metabólica e que culminam na modulação das informações sensoriais promovendo a normalização das funções do organismo.

Portanto, no caso de pacientes oncológicos, a Acupuntura está indicada como tratamento complementar ao tratamento convencional. Por isso é importante uma correta avaliação médica, com estabelecimento de diagnóstico clínico-nosológico e prognóstico, a falta do diagnóstico prejudica seriamente o paciente, por atrasar o estabelecimento do tratamento oncológico específico e adequado.

Mesmo depois de terminado o tratamento oncológico, o paciente que opta por continuar com a Acupuntura, mantém ganhos e muitas vezes, o tratamento é perene. Vale reforçar que, de maneira alguma, a Acupuntura substitui o tratamento tradicional e necessário, composto por quimioterapia, radioterapia e cirurgia. A Acupuntura é um coadjuvante da medicina tradicional nesses casos. Ela trabalha de forma integrada e complementar ao tratamento medicamentoso. A ideia é somar os benefícios dos dois tratamentos, um não excluindo o outro.

Autores: Dr. Alexandre Massao é medico especialista em clínica geral e acupuntura e atualmente exerce o cargo de vice-presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAeSP).Dr. Eduardo D’Alessandro é médico especialista em clínica geral e acupuntura, com área de atuação no tratamento da dor e atualmente exerce o cargo de Diretor-Secretário do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAeSP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar