Logo
Imprimir esta página

Justiça condena BRF por recusar atestados médicos de trabalhadores de Chapecó (SC)

A 1ª Vara do Trabalho de Chapecó (SC) condenou, no último dia 17 de julho, a BRF S.A a indenizar os trabalhadores de sua planta autuada naquela cidade por terem atestados médicos recusados. A companhia de alimentos ainda deverá abster-se de desconsiderar os documentos apresentados e passar a comunicar os acidentes de trabalho relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó (SINTRACARNES), representado pelo escritório Mauro Menezes & Advogados em parceria com o advogado Vinicius Romanini, ajuizou ação civil pública em nome dos trabalhadores e a indenização será no valor equivalente a duas vezes o último salário de cada funcionário que teve, em algum momento, atestados médicos desconsiderados pela empresa.

"É uma decisão inédita na medida em que impõe à BRF a obrigação de reconhecer os atestados, o que tem um impacto positivo não apenas na saúde desses trabalhadores, que vão poder se recuperar pelo tempo que é necessário. Impacta positivamente, ainda, a Previdência Social e o Sistema Único de Saúde", afirma Paulo Lemgruber, sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados e um dos advogados responsáveis por defender a demanda do sindicato.

Para Vinicius Romanini, advogado também responsável pela ação, há mais um motivo para a importância da decisão. "Além de garantir o direito dos trabalhadores de serem afastados com base nos atestados médicos expedidos por médicos externos aos quadros da BRF, a Justiça do Trabalho reafirmou a possibilidade de entidades sindicais moverem ações coletivas para defenderem esses direitos", destaca o advogado.

No processo, a BRF alegou que o SINTRACARNES não poderia mover ação coletiva. Contudo, o juiz do Trabalho Carlos Frederico Fiorino Carneiro lembrou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê a atuação sindical. "No que se refere à natureza da ação, deve ser ressaltado que a Lei nº 8.078/1990 estabelece no art. 81 que 'a defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente, ou a título coletivo'", destacou em sua decisão.

Jenir Ponciano de Paula, presidente do SINTRACARNES, afirma que a ação coletiva é um instrumento importante e que o seu reconhecimento é positivo no contexto de flexibilização dos direitos trabalhistas no país. "A gente percebeu que, quando se tem uma ação coletiva, a empresa se preocupa muito e pode virar uma ação nacional. Somente assim para a empresa respeitar os trabalhadores", defende.

O juiz ainda destacou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) se posiciona de modo que o direito do trabalhador de se ausentar do trabalho por motivo de saúde, sem prejuízo do salário, é um direito indisponível, ou seja, do qual não se pode abrir mão. "Não cabe à empresa simplesmente recusar ou questionar as informações consignadas nos atestados e alterar os dias previstos para o afastamento do trabalhador sem justificativa plausível. A não aceitação de atestado médico emitido por profissional externo, pelo setor médico da empresa, deve ser justificada", afirmou Carlos Frederico.

Paulo Lemgruber destacou que os fatos demonstrados no processo atestaram a extensão do prejuízo à saúde dos funcionários dos frigoríficos. "Em um dos casos, uma trabalhadora teve por duas vezes os atestados recusados, retornou às suas funções a mando da empresa, e acabou sendo levada ao serviço médico com dores e paralisia na perna, após passar mal durante a jornada de trabalho".

Ainda segundo o advogado, "o Judiciário cumpriu a sua função ao reconhecer os direitos dos trabalhadores para que situações assim não ocorram novamente", comemora.

A comprovação da recusa dos atestados ou da redução do tempo de afastamento deverá ser realizada por cada trabalhador de forma individual no final do processo, na chamada fase de liquidação, quando o direito já foi garantido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto