Brasil, 25 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cardiologia comemora duas vitórias junto ao MEC

Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) publica matrizes de competências das áreas de atuação da Cardiologia em Cardiointensivismo e em Ecocardiografia

O Ministério da Educação publicou, na primeira semana de agosto, as Matrizes de Competências Aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), entre elas, em Cardiointensivismo e em Ecocardiografia como ano adicional da Residência Médica em Cardiologia, pleitos antigos da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“A matriz de competências reúne o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o médico especialista nestas áreas deve desenvolver. As matrizes foram apresentadas pela sociedade de especialidade à CNRM e foram aprovadas por especialistas”, conta a cardiologista e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) na Comissão Nacional de Residência Médica, Vanessa Campos.

Até então, o treinamento em Cardiointensivismo era prática nos principais programas de residência em Cardiologia, como complementação especializada, mas sem validação pelo Ministério da Educação. O presidente eleito da SBC (biênio 2020/21), Marcelo Queiroga, defendeu, em novembro de 2018, em Brasília, a matriz de competência do Cardiointensivismo. “Agora, com a publicação da matriz de competência, os residentes podem cumprir o ano adicional com bolsa. Um benefício para os residentes e a reafirmação da expertise de atuação dos cardiologistas em Medicina Intensiva Cardiológica”, comemora.

Segundo a coordenadora da Comissão de Habilitação do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC, Adenalva Lima de Souza Beck, “ficou estabelecido que o tempo de residência em Ecocardiografia será de 2 anos para formação completa e poderá incluir Ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais para avaliação da espessura mediointimal, placas e quantificação de estenoses, como parte de avaliação cardiovascular”.

Confira abaixo as matrizes de competências completas:

Cardiologia - Cardiointensivismo

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=119671-5-matriz-de-competencia-ano-opcional-cardiologia-cardiointensivismo&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192

Ecocardiografia

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=119651-3-matriz-de-competencias-em-ecocardiografia&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192

O Centro que tiver interesse em ofertar vagas em Cardiointensivismo tem até o dia 31 de agosto para preencher o pedido de credenciamento no sistema do MEC (Siscnrm): http://siscnrm.mec.gov.br/login/login.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS