Logo
Imprimir esta página

Congresso Brasileiro de Urologia apresenta novidades em saúde do homem

Especialistas vão falar sobre tratamento de câncer de próstata, infertilidade, disfunção erétil, hiperplasia benigna da próstata, entre outros temas

As últimas novidades em vigilância ativa do câncer de próstata, ablação por jato de água no tratamento da hiperplasia benigna da próstata, neuromodulação no tratamento da bexiga hiperativa, células-tronco para disfunção erétil e tratamentos minimamente invasivos são alguns dos assuntos que estarão presentes no 37º Congresso Brasileiro de Urologia, que será realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) na Expo Unimed Curitiba de 24 a 27 de agosto, em Curitiba (PR).

A expectativa é reunir mais de 3 mil especialistas no congresso, que é considerado o maior evento da área na América Latina e o terceiro no mundo em número de participantes.

“Nesta edição optamos por privilegiar a atualização científica em urologia, com a presença de especialistas de vários países que estão sempre publicando pesquisas”, destaca o presidente da Comissão Científica, Dr. Gustavo Carvalhal. “Todos os dias teremos uma sessão chamada ‘3 anos, 3 artigos’, na qual serão debatidos os três artigos mais importantes publicados daquela área nos últimos três anos. Serão abordados temas como câncer de próstata, de bexiga, de rim, disfunção erétil, cirurgia minimamente invasiva, urologia feminina, transplante renal, cálculo renal, HPB e uroneurologia. Será uma atualização abrangente" completa o presidente da SBU, Dr. Sebastião Westphal.

A programação também inclui atividades em parceria com as entidades internacionais da área de urologia como American Urological Association (AUA), European Association of Urology (EAU), Confederación Americana de Urología (CAU) e International Society for Sexual Medicine (ISSM).

No dia 24, o procurador da República Deltan Dallagnol falará sobre “Combate à Corrupção: o que podemos esperar e o que podemos fazer”.

Crescimento da mulher na urologia

Esta edição do congresso abordará pela primeira vez a crescente participação da mulher na urologia, especialidade predominantemente masculina. O painel Urologia Feminina apresentará também alguns dos principais problemas urológicos que atingem o sexo feminino, como prolapso genital (com a Dra. Suzette Sutherland, dos EUA), incontinência urinária de esforço (com o Dr. Fernando Gonçalves de Almeida), função sexual na mulher com prolapso pélvico (com o Dr. Cássio Riccetto) e uso da toxina botulínica e da neuromodulação sacral na bexiga hiperativa (com o Dr. Howard Goldman, dos EUA).

“A importância na Urologia é a mesma e independe do gênero, mas sim da capacidade de trabalho e competência que são igualmente avaliadas. Dra. Suzette é uma referência mundial na especialidade e contribui muito para a quebra desse paradigma – que não existe somente no Brasil –, para que a mulher ocupe cada vez mais seu espaço pelo próprio mérito”, avalia a urologista Dra. Maria Claudia Bicudo Fürst, membro da Comissão de Comunicação da SBU.

Disseminação da robótica

Será apresentada também a proposta da SBU para incluir o ensino da robótica nos currículos dos servidos de urologia das residências médicas do país. “A cirurgia robótica é um avanço tecnológico que permite uma cirurgia de maior qualidade em relação à imagem de altíssima definição e em três dimensões e uma maior movimentação mais delicada dos instrumentos, sem tremor e com maior grau de movimentos. É nosso sonho que todos os residentes se formem em condições de fazer todas as cirurgias da especialidade e com capacitação em cirurgia robótica”, destaca Dr. Anuar Ibrahim Mitre, coordenador da área de Cirurgia Robótica da SBU.

Câncer de próstata

Outro destaque será a vigilância ativa do câncer de próstata. “Temos dado ênfase à separação entre identificação de um tumor na próstata e a necessidade de tratá-lo, evitando tratamentos agressivos para doenças de baixo risco de progressão e reduzindo o ‘supertratamento’ ou tratamentos desnecessários”, afirma Dr. Wilson Busato, presidente do Departamento de Uro-Oncologia da SBU.

A utilização de exames de imagem em paciente com indicação clínica para biópsia, como a ressonância magnética multiparamétrica também será abordada no congresso. “Esses exames indicam a probabilidade de encontrarmos um câncer de próstata significativo utilizando a mais recente escala PI-RADS 2.1. Esse exame já foi incorporado na maioria das diretrizes internacionais e cabe à comunidade urológica brasileira decidir seu papel num país com dificuldades econômicas como o Brasil”, acrescenta.

Hiperplasia prostática benigna (HPB)

Entre as novidades para tratamento da HPB está a aquablation. “A ablação por jato de água (aquablation) é uma técnica rápida e precisa, que, tem a vantagem de não causar disfunção ejaculatória, porém ainda não tem previsão de entrar no mercado brasileiro” destaca Dr. Ricardo Vita, coordenador da área de HPB da SBU.

Novas terapias para disfunção erétil

Entre as novidades para o tratamento da disfunção erétil, será abordado o uso de células-tronco, plasma rico em plaquetas e ondas de choque. O transplante de células-tronco, obtidas sobretudo da medula, placenta e até mesmo da urina, está sendo estudado para pacientes cuja disfunção foi causada por câncer de próstata. Já a aplicação do plasma rico em plaquetas consiste na retirada do sangue do próprio paciente, que, após procedimentos clínicos, é reaplicado através de injeções no pênis anualmente, apresentando resultados em cerca de dois meses. Por fim, as ondas de choque são utilizadas com baixa frequência durante várias sessões espaçadas. Elas duram cerca de 15 minutos e têm o objetivo de formar novos vasos sanguíneos no pênis, aumentando, dessa forma, as chances de recuperação da capacidade erétil. As três técnicas ainda estão em fases de estudos.

Dilemas éticos na reprodução assistida

A mesa “Futuro - Gameta artificial & Dilemas éticos, até onde podemos ir em reprodução assistida?” vai debater com o palestrante canadense Dr. Gerald Brock, professor do Departamento de Cirurgia, Divisão de Urologia no St. Joseph's Health Care in London, Ontario (Canadá), essa questão. Os médicos vão discutir se a manipulação genética é segura ou não.

O Congresso

O 37º Congresso Brasileiro de Urologia é o maior congresso da especialidade na América Latina, o terceiro maior do mundo e é organizado pela Sociedade Brasileira de Urologia a cada dois anos. Estarão no país os principais especialistas nacionais e internacionais em uro-oncologia, disfunção erétil, infertilidade, urologia pediátrica, incontinência urinária, entre outros assuntos.

Serviço:

37º Congresso Brasileiro de Urologia
Data: 24 a 27 de agosto
Horário: das 7h30 às 18h
Local: Expo Unimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Campo Comprido) – Curitiba (PR)

Programação completa do congresso: www.cbu2019.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto