Brasil,

Cobalamina e seu papel no sistema nervoso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Daniel Margoni *

O cobalto é um mineral essencial para a saúde humana, uma vez que é componente importante da estrutura da vitamina B12, também conhecida como cobalamina. Esta vitamina é primordial na manutenção de diversos processos metabólicos no organismo, tais como a redução dos níveis de homocisteína plasmática, metabolismo de lipídeos e carboidratos, síntese de DNA e RNA e ainda, indispensável para a formação e maturação das células vermelhas do sangue.

Para adquirirmos esta vitamina tão importante, é necessária a ingestão de alimentos de origem animal, já que espécies ruminantes (como a vaca, cabra e ovelha) são capazes de produzir sua própria vitamina B12 através da síntese bacteriana em seu organismo. Entretanto, a disponibilidade de B12 nos mesmos depende diretamente da disponibilidade de cobalto no solo. Isto é, sem o substrato necessário que deve ser obtido por meio da dieta dos ruminantes, as bactérias não são capazes de realizar a síntese do nutriente e consequentemente, suas quantidades nos tecidos animais tendem a ser menores. Além da ruminação, outra forma de incorporação da cobalamina em tecidos animais é a partir da ingestão de alimentos contaminados.

Apesar da deficiência isolada de cobalto não ser descrita historicamente em humanos, pois o elemento por si só não desempenha funções específicas no organismo; a deficiência de B12 gera desdobramentos significativos à saúde. Alterações gastrointestinais, anemia, manifestações psíquicas e neurológicas são consequências importantes associadas a baixos níveis de cobalamina.

Em especial, as implicações relacionadas ao sistema nervoso estão diretamente ligadas com o aumento de homocisteína plasmática e, ao contrário da anemia, são consideradas sinais tardios da deficiência. Nos casos de déficit crônico, estas manifestações podem vir a ocasionar danos neurais irreversíveis.

A carência de cobalamina pode favorecer o processo de desmielinização neuronal e promover lesões progressivas do sistema nervoso central e periférico. São comuns relatos de déficits de memória, disfunções cognitivas, demência e transtornos depressivos. Acredita-se que indivíduos com deficiência de B12 possuam 70% mais probabilidade de desenvolver quadros de depressão grave do que indivíduos sem a deficiência. Alguns estudos sugerem inclusive que a cobalamina poderia ser utilizada como uma forma de tratamento para a doença e melhora dos sintomas.

O aumento de homocisteína plasmática ocasionado pelo quadro também pode culminar em maior risco para doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e acidente vascular cerebral, ressaltando ainda mais a influência do nutriente na saúde humana.

Por isso, manter uma dieta equilibrada e que forneça todo o aporte nutricional necessário, principalmente de B12, é fundamental na manutenção de uma boa saúde em todos os seus aspectos. De acordo com o Institute of Medicine, a recomendação de ingestão diária de B12 para adultos a partir de 19 anos é de 2,4 µg, podendo ser facilmente alcançada por meio do consumo de alimentos fontes, que incluem carnes, peixes, ovos, leites e derivados.

A fertilização do solo com cobalto é o caminho para disponibilizar o nutriente para os vegetais e, assim, manter os alimentos supridos deste nutriente. É adubando o solo que podemos fornecer alimentos nutritivos e balanceados.

• Daniel Magnoni, consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), diretor de Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração – Hcor, Mestre em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; especializado ainda em Clínica Médica, Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral pela Associação Médica Brasileira – AMB / Conselho Federal de Medicina – CFM

Nutrientes para a Vida

Todo ser vivo necessita de nutrientes. Eles são incorporados ao seu metabolismo para manter o ciclo vital. Portanto, as plantas também precisam de nutrientes e é justamente nos fertilizantes que eles se encontram.

É para garantir que as plantas recebam todos os elementos essenciais a seu bom desenvolvimento, habilitando-se assim, para a produção de culturas de fato saudáveis para a alimentação humana que a Iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) trabalha ininterruptamente. Sua missão é esclarecer a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos bem como sua utilização adequada.

A NPV é uma extensão nacional do projeto Nutrients For Life, que já colhe importantes frutos em outros países, como Estados Unidos, onde nasceu, Canadá, México e Colômbia. Destaca o papel essencial dos diversos tipos de fertilizantes na segurança alimentar e nutricional, além de seu efeito multiplicador na produtividade de culturas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar