Brasil, 26 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

19 atletas transplantados representam o Brasil no World Transplant Games 2019, na Inglaterra

Entre 17 e 24 de agosto, o Brasil será representado por 19 atletas transplantados na 22ª edição do World Transplant Games em Newcastle, Inglaterra. A competição mundial acontece a cada 2 anos desde 1978 e é considerada as Olimpíadas dos transplantados, com reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional-COI. Esta será a participação com recorde de brasileiros no mundial: os 19 atletas formam o Time Brasil Atletas Transplantados e disputam nas modalidades: natação, atletismo, ciclismo, triátlon virtual (somatório dos resultados dessas 3 modalidades), tênis, tênis em dupla, squash e boliche. Além disso, como o evento abre espaço também para doadores, a equipe ganha reforço e contará com três doadores brasileiros na competição.

O atleta transplantado Rodrigo Machado, 46 anos, de São Caetano-SP, é um dos organizadores do Time Brasil. Rodrigo participou do World Transplant Games 2017, quando superou suas próprias metas na natação e conseguiu conquistar 2 medalhas de ouro nos 200 medley (com novo recorde mundial da categoria) e 100 livre, além de mais 3 medalhas de prata nos 50 e 100 costas e 200 livre, retornando ao Brasil com 5 medalhas no total. Tornou-se o primeiro Atleta Transplantado de Medula Óssea - TMO a representar o Brasil nas edições dos jogos até hoje realizadas.

Rodrigo Machado vê a representatividade recorde nestes jogos mundiais como a realização de mais um sonho e a superação de vários obstáculos que o grupo enfrenta. “Poder representar o Brasil em uma competição mundial, a melhor da categoria, e ver o time formado com representatividade recorde é a realização de mais um sonho. Estamos superando vários obstáculos e avançando no caminho do reconhecimento dos atletas transplantados no Brasil”, afirma Rodrigo Machado.

Ele conta que um dos maiores desafios é poder conciliar todas as atividades diárias, vida profissional, treinos, família e ainda se preparar para uma competição desse nível exclusivamente com recursos próprios. “O desafio maior é conciliar tudo e ainda sem contar com apoio, não temos apoio nem público nem da iniciativa privada, então conseguir reunir toda essa equipe não é fácil, mas com certeza prazeroso e será ainda melhor quando estivermos todos lá”, explica o atleta.

Segundo ele, apesar de o Brasil estar muito abaixo dos outros países em relação ao número de participantes, ter 19 atletas agora já é um grande avanço. “Na edição de Málaga, o Brasil estava sendo representado por seis atletas enquanto que a Grã Bretanha estava com 340, Estados Unidos com 250, Espanha, Itália, Austrália, Irã, Holanda, todos entre 100/120 atletas cada, então, o Brasil está muito abaixo ainda, mas agora já vai ser uma avanço para o país com 19 atletas participando da competição. Nós, transplantados, não somos uma categoria nem olímpica nem paraolímpica e isso dificulta muito ainda, não temos apoio nem reconhecimento. Estamos formando agora esse Time Brasil e com base nisso a expectativa é ter em um futuro próximo uma associação ou confederação voltada ao esporte especificamente para transplantados”, comenta Rodrigo.

E falando em expectativas, o atleta aposta em novos medalhistas entre o time e também na melhora das suas marcas pessoais: “Já passamos por diversos obstáculos na vida e encarar desafios já faz parte da gente. Estamos indo com uma equipe grande, coesa, 5 atletas já participaram de edições anteriores, temos 4 medalhistas, e a gente espera novos medalhistas neste mundial. Quanto às expectativas pessoais, são boas também, de superação, independente de voltar com medalhas ou não, espero melhorar minhas marcas, essa seria minha grande conquista”, afirma. Ele conclui: “Além disso, a gente espera poder incentivar cada vez mais a prática de esportes seja por qualidade de vida, prevenção de doenças, reabilitação física, ou ainda saúde mental e emocional e também inspirar outros transplantados a seguirem nesse caminho com a gente”.

SOBRE RODRIGO MACHADO:

Rodrigo Machado, 46 anos, atleta transplantado, de São Caetano-SP: Foi diagnosticado com LMA - Leucemia Mieloide Aguda em 2012 e fez transplante de medula óssea em abril de 2013. Em janeiro de 2016, foi diagnosticado com um novo e raro tipo de câncer sanguíneo: o Sarcoma Granulocítico (SG). Liberado após o tratamento, em 2017, Rodrigo participou do World Transplant Games - OLIMPÍADAS DOS TRANSPLANTADOS. Superou suas próprias metas e conseguiu conquistar 2 medalhas de ouro nos 200 medley (com novo recorde mundial da categoria) e 100 livre, além de mais 3 medalhas de prata nos 50 e 100 costas e 200 livre, retornando ao Brasil com 5 medalhas no total.

Então, com 45 anos de idade, Rodrigo Machado tornou-se o primeiro Atleta Transplantado de Medula Óssea - TMO a representar o Brasil nas edições dos jogos até hoje realizadas. Em 2018, foram mais cinco medalhas de ouro, trazidas do TGA - Transplant Games of America (USA), seletiva norte-americana para os Jogos Mundiais de 2019, além de 4 ouros individuais e 2 pratas nos revezamentos, conquistas do atleta na Argentina, nos XII Juegos Argentinos y IX Latinoamericanos para Transplantados – Salta 2018.

Nos jogos dos EUA, realizados entre os dias 02 e 07 de agosto em Salt Lake City, Rodrigo disputou cinco provas e trouxe as cinco medalhas de ouro nos 200m Medley e 50 peito, ambas com recorde americano TGA/D2 absoluto, 100m costas (recorde americano TGA/ D2 categoria), 50 m costas e 100 livre. Nos jogos disputados em novembro na Argentina, as medalhas de ouro vieram dos 50 Costas, 100 Costas, 50 Peito e 200 Medley. As duas de prata nos revezamentos vieram também dos jogos argentinos em um momento especial: foi a primeira vez que Rodrigo conseguiu organizar uma equipe de revezamento mista para representar a natação de atletas transplantados.

Rodrigo Machado incentiva a prática de esportes seja por qualidade de vida, prevenção de doenças, reabilitação física, ou ainda saúde mental e emocional e colabora com a divulgação das competições internacionais e dos Jogos Mundiais (WTG – World Transplant Games reconhecido pelo COI – Comitê Olímpico Internacional), além de, por meio dos resultados positivos junto com outros atletas transplantados brasileiros, organiza o Time Brasil Atletas Transplantados e almeja alcançar o reconhecimento e fortalecimento da categoria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS