Brasil,

Livro sobre cirurgia bariátrica usa linguagem simples e objetiva para quem realizou ou pretende realizar o procedimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daiana Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sob ponto de vista multidisciplinar, o leitor vai aprender sobre as diferentes técnicas aplicadas, os cuidados pré e pós-operatório, além da importância do acompanhamento psicológico, médico e nutricional

Atualmente, os brasileiros com obesidade correspondem a 55,7% da população, de acordo com a pesquisa Vigitel 2018, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde¹. São homens e mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 quilogramas/m² com doença associada, que já apresentam indicação para cirurgia bariátrica. Doenças cardíacas, hipertensão, tromboembolismo, refluxo, aumento de glicemia, colesterol alterado, problemas ortopédicos e depressão são alguns dos riscos que o excesso de peso pode acarretar. Diante desse cenário, muitas pessoas optam por fazer a cirurgia bariátrica, mas nem sempre dispõem das informações confiáveis sobre o procedimento.

Com foco no público que considera realizar ou fez recentemente a cirurgia de redução de estômago, a Editora Senac São Paulo lança o livro Cirurgia Bariátrica: Um tratamento para todos, a cirurgia de cada um, dos autores Gabrielle Carassini Costa, nutricionista, Gisele da Silva Machado, psicóloga, Letícia Vieira de Paiva, nutricionista e Pedro Luiz Bertevello, médico.

Com uma linguagem clara, objetiva e sob um ponto de vista multidisciplinar, o conteúdo destaca as abordagens médica, psicológica e nutricional em relação ao procedimento, assuntos essenciais para o paciente. Além disso, o livro destaca as diferentes técnicas cirúrgicas aplicadas nos dias de hoje, os possíveis riscos que podem ocorrer durante o percurso e explicações para as diferentes dúvidas do leitor. Relatos verídicos de pacientes de diversos perfis que passaram pela gastroplastia proporcionam uma visão mais ampla e concreta sobre as principais dificuldades e necessidades de quem já vivenciou essa experiência.

Os autores tiveram a preocupação de desenvolver um conteúdo que pudesse demonstrar que a bariátrica não modifica apenas o corpo com a perda de peso, mas abrange mudanças que impactam no dia a dia e se estendem para o resto da vida. Por esse motivo, conhecer todo o processo e os desafios torna-se essencial. O livro também apresenta uma lista de receitas saudáveis para as três primeiras fases de restrição alimentar que devem ser seguidas após a cirurgia, todas de preparo simples, com ilustrações e passo a passo.

Ficha técnica

Cirurgia Bariátrica: Um tratamento para todos, a cirurgia de cada um

Autores: Gabrielle Carassini Costa, Gisele da Silva Machado, Letícia Vieira de Paiva e Pedro Luiz Bertevello

Páginas: 232
Preço: R$ 60
Onde comprar: www.livrariasenac.com.br
Editora Senac São Paulo

Sobre os autores

Gabrielle Carassini Costa - graduada em nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em nutrição clínica pelo GANEP Nutrição Humana e em nutrição parenteral e enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN).

Atua como coordenadora técnico-administrativa da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital BP Mirante, como nutricionista no GANEP e integra a equipe multidisciplinar da Clínica Pro Gastro em São Paulo.

É membro da Comissão das Especialidades Associadas e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Gisele da Silva Machado - graduada em psicologia pela Universidade Federal do Paraná, com especializações em psicodrama, terapia familiar sistêmica, transtornos alimentares e obesidade, pelo Centro de Estudos em Psicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CEPSIC-HC-FMUSP).

Atua como psicóloga clínica na GSM Clínica Psicológica e integra a equipe multidisciplinar da clínica Pro Gastro em São Paulo.

É membro da Comissão das Especialidades Associadas, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Letícia Vieira de Paiva - graduada em nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), com especialização em nutrição clínica pelo GANEP Nutrição Humana. É mestre e doutora em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Atua como nutricionista do Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias) e como integrante da equipe multidisciplinar da Clínica Pro Gastro.

É membro da Comissão das Especialidades Associadas, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Pedro Luiz Bertevello - graduado em medicina, mestre e doutor em cirurgia do aparelho digestivo pela Universidade de São Paulo (USP). É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia videolaparoscopia (Sobracil).

Atua no Núcleo de Obesidade do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e como médico-diretor da Clínica Pro Gastro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar