Logo
Imprimir esta página

Cuidado com o sarampo

Médica do HNSG orienta se é preciso ou não tomar a vacina.

Depois de 20 anos, nessa semana (07), foi confirmado o primeiro caso de sarampo no Paraná.“ Por isso é muito importante intensificar a imunização contra o sarampo, visto que várias regiões do mundo e do Brasil vem registrando surtos da doença”, explica a infectologista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra. Viviane Dias.

O sarampo é uma infecção viral aguda de transmissão aérea pela tosse, espirros ou fala, que pode provocar doença grave, principalmente em pessoas nunca vacinadas. Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, tosse, coriza e conjuntivite. A doença também é conhecida por apresentar exantema, que são manchas avermelhadas na pele, que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. “Essas manchas não coçam e nem doem, e podem durar até cinco dias, mesmo período em que a febre começa a abrandar”, diz a médica.

Estima-se que a capacidade de contaminação do vírus do sarampo é até quatro vezes maior que a do vírus da gripe. Segundo Dra. Viviane, o período entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de aproximadamente 12 dias. “Porém, a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram manchas avermelhadas na pele”, diz a médica. “Já o período de maior transmissibilidade ocorre 48 horas antes e até 48 horas depois do início dessa manifestação da pele”, acrescenta a infectologista. Também é importante ficar atento se houve contato com alguém que ficou doente.

Quem deve tomar a vacina?

A vacina contra o sarampo integra o calendário nacional de vacinação e está disponível em todas as unidades de saúde do município. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida e a segunda dose aplicada aos 15 meses, com a vacina tetra viral – que além do sarampo inclui vacinação para rubéola, caxumba e varicela/catapora. “Nesse período, até completar o esquema vacinal as crianças ficam susceptíveis a doença”, comenta a médica.

O surgimento da doença é mais comum em pessoas que não foram imunizadas ou tem esquema vacinal incompleto. “Quem tomou as duas doses da vacina da tríplice está imunizado”, esclarece a infectologista. Já quem nunca tomou a vacina, com idade até 29 anos - deve receber as duas doses para a imunização; e entre 30 e 49 anos - o indicado é que recebam uma dose da vacina tríplice viral. Pessoas que já tiveram a doença não é necessária a vacinação, pois não há risco de ser contaminado pelo vírus novamente. “Porém, a comprovação deve ter sido por meio de exame laboratorial”, diz Dra. Viviane.

Quem não lembra se tomou a vacina, e não tenha a carteira de vacinação, deve ir até a Unidade de Saúde para verificar se há registro, e se não houver, a imunização deve ser realizada. Não devem tomar a vacina pessoas imunodeprimidas, acima 50 anos ou mulheres grávidas. A vacina também é contraindicada para quem teve reação alérgica (anafilaxia) à dose anterior e crianças menores que 6 meses.

Tratamento

As principais recomendações para pessoas diagnosticadas com a doença são manter a hidratação, suporte nutricional e diminuir a hipertermia. “A administração de vitamina A é recomendada para as crianças menores de 5 anos com sarampo. Por ser uma infecção viral, antibióticos não estão indicados, exceto se houver uma complicação por infecção bacteriana concomitantemente”, explica a médica.

As complicações mais graves do sarampo incluem cegueira, encefalite (infecção acompanhada de edema cerebral), diarreia grave (que pode provocar desidratação), infecções no ouvido ou infecções respiratórias graves, como pneumonia. “Os casos graves são especialmente mais frequentes entre crianças pequenas com má nutrição e, sobretudo, entre pessoas com deficiência de vitamina A ou cujo sistema imunológico esteja enfraquecido pelo HIV/aids ou outras doenças”, destaca a infectologista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto