Logo
Imprimir esta página

Como cuidar da pele no inverno

Especialista dá dicas de mudanças simples na rotina que diminuem os efeitos de desidratação e envelhecimento cutâneo

O inverno este ano traz dias de frio intenso e outros de calor, além do clima secos característicos desta época do ano e a pele acaba sofrendo as consequências destas mudanças climáticas. Perda da elasticidade e brilho, poros fechados, eritemas, descamações, rugas finas e até inflamação são sintomas comuns no inverno. Eles ocorrem porque o clima seco promove uma evaporação rápida. Além de desidratar, esse processo diminui certas reações do organismo, prejudicando a produção de colágeno e elastina, proteínas fundamentais para a saúde da pele.

Quem explica esse processo é o farmacêutico e vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Ademir Valério. “Há também maior concentração de poluentes no ar nesta época. Em contato com a pele, os radicais livres do ar reagem com os ácidos graxos presentes na pele e promovem a desorganização molecular da barreira cutânea. É como se aparecessem buracos por onde a água escapa”, revela.

Para cuidar da pele em uma situação tão adversa, há substâncias à base de emolientes e umectantes que podem auxiliar na fixação da água nas camadas da pele e prevenir o envelhecimento. “Os silicones e os óleos vegetais de uva, gérmen de trigo, coco e macadâmia, por exemplo, têm a função de reforçar a barreira cutânea, impedindo que a pele perca mais água do que o necessário”, explica Ademir. Essas substâncias não deixam um residual oleoso e podem ser preparados de acordo com as necessidades de cada pessoa nas farmácias de manipulação.

Além disso, há cuidados simples que todos podem tomar para minimizar os efeitos do frio, do tempo seco e da poluição.

Banho

· Evite água quente e com muito sabonete, pois isso retira a pouca gordura que permanece na pele na estação mais fria e que serve como proteção natural da pele (manto lipídico). O banho ideal é com água morna. Em caso de mais de um banho por dia, use sabonetes em apenas um dos banhos, e, se não tiver feito exercícios físicos, apenas ensaboe as áreas de dobras (axilas, virilhas e nádegas) e pés.

· Para lavar a pele do rosto, use água fria e não use esponjas.

· À noite, limpe a pele do rosto antes de dormir com sabonetes para peles sensíveis ou espumas de limpeza menos abrasivas, preferencialmente produtos especialmente preparados para sua pele e com controle de pH.

Hidratação

· Invista numa boa hidratação da pele pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente após o banho. Ao escolher um hidratante, verifique a composição e seus princípios ativos. O ideal é consultar um especialista que mande preparar o produto certo para o seu tipo de pele. Esse especialista pode optar por hidratantes com ureia, vitamina C e E, ácido hialurônico, pantenol, ceramidas, aquaporine e óleos vegetais com toque seco ou mais oleoso, conforme sua necessidade, reforçando a reserva natural de água na pele, restaurando a hidratação, elasticidade e maciez.

· Além do rosto, lembre-se de hidratar colo, mãos, pés, joelhos e cotovelos.

No dia a dia

· Use também um protetor labial, já que os lábios sofrem muito com o frio.

· Evite ambientes com ar condicionado, que retiram a umidade do ar e ressecam ainda mais a pele.

· Tome bastante líquido, pois a hidratação da pele se dá tanto por vias internas quanto externas.

Além dos cuidados básicos, é possível aproveitar a menor incidência de sol durante o outono e o inverno para realizar tratamentos faciais para manchas, rugas, marcas de expressão e de acne com peelings.

Sobre Ademir Valério – Vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) - O farmacêutico é especialista em manipulação magistral alopática e em homeopatia, pós-graduado em administração de empresas pela FAAP e proprietário de farmácia com ampla experiência no setor magistral. O profissional foi Conselheiro Federal Suplente no CFF 2008/2011, Presidente da APFH – Associação Paulista de Farmacêuticos Homeopatas - Gestão 2003/2005, Presidente da Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – Gestão 2011 - 2013 e 2013 – 2015 – e presidente do Conselho de Administração da Anfarmag – Gestão 2016 – 2017.

Sobre a Anfarmag - Entidade sem fins lucrativos a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde nas farmácias de manipulação de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente. O trabalho da associação é voltado para a defesa, promoção e desenvolvimento do setor magistral. Atualmente a Anfarmag conta com 14 escritórios regionais e é composta por 5.000 associados, entre empresas e profissionais que atuam no segmento, distribuídos em todo o território nacional. Informações: www.anfarmag.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto