Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por que os riscos de sofrer um infarto aumentam em 30% no inverno?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaina Spyridion
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Dados do Instituto Nacional de Cardiologia apontam que, no inverno, o risco de sofrer um infarto aumenta em 30%. Nessa época do ano, a chance de desenvolver outras doenças vasculares, como é o caso do AVC (Acidente Vascular Cerebral), também fica elevada nesse período de temperaturas mais baixas.

De acordo com Robert Guimarães, especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia as complicações vasculares, como o infarto , por exemplo, são mais fáceis de aparecer no inverno por conta do aumento da pressão sanguínea, falta de hidratação e sedentarismo que o frio gera na população.

O profissional explica que, nos dias em que estão mais frios, o organismo trabalha para sustentar o calor dentro do corpo. Com isso, as terminações nervosas da pele incentivam a formação de um tipo de substância que acelera o metabolismo para proteger os órgãos internos e evitar a perda de calor.

Esse processo, por sua vez, faz com que o coração utilize mais força para conseguir bombear o sangue, pois as paredes dos vasos sanguíneos se contraem. Isso gera um aumento elevado da pressão sanguínea, o que pode levar a pessoa a ter um infarto ou até mesmo um AVC . No entanto, com alguns cuidados, é possível prevenir esses problemas.

“No inverno, quando, muitas vezes, a temperatura chega a ficar abaixo de 12ºC, as pessoas devem se prevenir de certas doenças com ao se agasalhar melhor, manter a hidratação, não deixar de praticar exercícios, não tomar vento ou chuva, descansar sempre que possível, reduzir o álcool e cigarro e manter uma alimentação saudável e balanceada”, alerta Guimarães.

É importante também prestar atenção em qualquer sinal de mudanças no organismo. Outro ponto fundamental é a realização de exames prévios, uma vez que as complicações podem ser evitadas se forem tratadas com mais rapidez. “A maioria das doenças pode ser curada quando é descoberta e tratada com antecedência”, aponta o profissional.

Alimentação e prática de exercícios físicos

No inverno , a alimentação deve ser saudável e balanceada, porém sem deixar de ser diversificada. “Coma um pouco de tudo, apenas não podemos exagerar nas gorduras, massas e frituras. Opções mais leves como sopas, saladas e proteínas são ótimas para manter a hidratação e equilíbrio do nosso corpo”, ressalta Guimarães.

Em relação às atividades físicas, o especialista aponta que elas são completamente importantes para a saúde, principalmente no fio, época em que o organismo necessita de mais força para se manter aquecido. No entanto, é preciso ter cuidado com a intensidade dos exercícios, que deve ser equilibrada para o corpo aguentar e estabelecer a temperatura adequada.

De acordo com o profissional, o ideal é caminhar, no mínimo, uma hora por dia no parque ou academia, sem deixar de se agasalhar. Também é importante sempre levar uma garrafa de água para manter o corpo hidratado.

No inverno, as pessoas devem se atentar a qualquer mudança dentro de seu corpo e organismo, desde pequenos incômodos ou dores até mesmo um resfriado ou febre. Idosos, fumantes, obesos, diabéticos hipertensos e sedentários devem redobrar o cuidado, pois o risco de infarto é ainda maior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar