Brasil,

Sapatos x lesões nos pés: como evitá-las?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sapatos desconfortáveis ou apertados podem causar deformações e calosidades nos pés - Crédito: Divulgação Sapatos desconfortáveis ou apertados podem causar deformações e calosidades nos pés - Crédito: Divulgação

Calçados inadequados podem causar diversos problemas, como deformações

Quem nunca passou por aquela sensação de desespero de querer chegar logo em casa para tirar os sapatos que estão acabando com os pés? Esse desconforto talvez não aconteceria se a escolha do calçado tivesse levado certos pontos em consideração.

Mais do que dor momentânea, um sapato inadequado pode causar lesões. “Usar sapatos desconfortáveis ou apertados pode causar deformações e calosidades nos pés”, fala o presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), Dr. Marco Túlio Costa.

O peso de todo o corpo é suportado pelos pés, logo, eles estão sempre sobre estresse. “Por isso, a importância de escolher o calçado mais adequado e evitar problemas para mantê-los sempre saudáveis”, reforça o médico.

Algumas dicas ajudam os pés a encararem a maratona de compromissos diários, sem que sejam prejudicados ao fim de um longo dia.

Evite sapatos muito baixos

Modelos mais baixos de calçado, como sapatilhas, têm fama de serem confortáveis, no entanto, muitos não possuem amortecimento do impacto ao caminhar. “Eles também podem provocar inflamação no calcanhar, dores no tendão de Aquiles e podem estar implicados no aparecimento da fascite plantar”, explica o Dr. Marco Tulio.

Sapatos de salto

Item que grande parte das mulheres não dispensam, o mais indicado são os que possuem saltos de até 3 centímetros. Os saltos muito altos e finos devem ser evitados, uma vez que concentram o peso corporal durante a caminhada na parte anterior do pé, o que pode levar ao aparecimento de calosidades na região. Este tipo de calçado também está envolvido no aparecimento do hálux valgo, a famosa joanete”, pontua o especialista.

Dedos bem acomodados

No momento de escolher um sapato, verifique se os dedos estão confortáveis na ponta do calçado. Um espaço é necessário para que os dedos possam se movimentar. Se ficarem muito rentes à ponta, os dedos serão comprimidos, o que pode gerar calos e deformações.

Por isso, sapatos de bico fino devem ser evitados, dando-se preferência aos modelos com as pontas um pouco mais arredondadas.

Para atividades físicas

A escolha adequada do tênis é de extrema importância para evitar lesões durante a prática esportiva. O ideal é procurar por um modelo específico para o esporte que se quer praticar. Por exemplo: se for jogar basquete, procure por um tênis indicado para a atividade; futebol, um apropriado para a modalidade, etc. O importante é que este tipo de calçado fique firme, mas confortável na região do tornozelo, não aperte os dedos, além de dar estabilidade durante a prática esportiva.

De olho na sola

No decorrer do uso do sapato, observe a sola; o desgaste dela pode identificar algum problema ou desvio nos pés. “A parte que estiver mais desgastada pode indicar uma sobrecarga maior em alguma direção ou até mesmo um vício de pisada”, pontua Dr. Marco Tulio.

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, cirurgia plástica nos pés, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar