Brasil,

Próteses Mamárias X Linfoma: Dra. Fernanda Torras responde às 5 perguntas mais recorrentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karyna Credidio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Próteses Mamárias X Linfoma: Dra. Fernanda Torras responde às 5 perguntas mais recorrentes

Especialista explica o que fazer se você tem o modelo de implante que esta com as vendas suspensas

Em fevereiro deste ano, a autoridade sanitária americana, Food and Drugs Administration (FDA) emitiu um alerta sobre a incidência de linfoma anaplásico de grandes células (BIA-ALCL) em mulheres com próteses de silicone texturizados, pois de acordo com o documento, a doença se prolifera a partir da cápsula fibrosa que se forma em torno da prótese.

Nesta quarta-feira, 24, a FDA soltou um comunicado recomendando o recolhimento dos implantes da marca ALLERGAN do tipo BIOCELL de macrotextura. Ontem, 25, a fabricante anunciou recall mundial das próteses e expansores de tecido da linha Natrelle, feitos com a textura Biocell. A ANVISA também suspendeu a venda de 3 produtos da marca: Natrelle Expansor Tissular Texturizado e acessórios (lotes a partir de 25/4/2017), Natrelle Implante Mamário Texturizado Allergan (todos) e Natrelle Implante Mamário Duplo Lúmen e acessórios (todos).

Os linfomas de mama compreendem um grupo raro de tumores mamários malignos; o BIA-ALCL (da sigla em inglês “breast implant-associated anaplastic large cell lynphoma”) – linfoma anaplásico de grandes células associado a implante de mama - é uma patologia do grupo dos linfomas, que vem emergindo como uma doença potencialmente subdiagnosticada.

Em apenas 1 ano (período de setembro de 2017 a setembro de 2018), a agência reguladora recebeu 246 novos relatos de linfoma anaplásico relacionados ao silicone. Quase 60% dos casos envolviam seroma (acúmulo de líquido embaixo da pele) e 30% inchaços mamários ou dor no seio. Também foram informadas nove mortes associadas à doença.

Acredita-se que a fisiopatologia esteja relacionada a uma inflamação crônica por infecções indolentes e subclínicas, levando à transformação maligna das células T.

A apresentação clínica mais frequente é o aparecimento de coleção peri-implante/prótese de 1 a 10 anos após a colocação, sem história de trauma ou outro motivo mais evidente. Esta é apresentação em cerca de 66% dos casos e em geral chamamos essa situação de seroma tardio. Uma forma de apresentação mais rara é o aparecimento de massa mamária isolada, em 8% dos casos.

Para tirar as dúvidas de mulheres que tem implantes, a Dra. Fernanda Torras, ginecologista, obstetra e mastologista responde às perguntas mais comuns que recebe no consultório.

- Como saber se tenho este tipo de prótese?

Quando é feita a cirurgia para colocar os implantes, a paciente leva um livro da prótese com o número do lote, nome do fabricante e modelo de prótese. Caso a paciente perca o comprovante, é possível tentar recuperar a informação na documentação médica do consultório e/ou hospital.

- Quais as chances de uma mulher com próteses texturizadas tem de desenvolver linfoma?

Com base em dados confirmados e vendas de implantes nos últimos 20 anos, estima-se que a relação é de 1 entre 30.000 mulheres.

- A mulher que tem prótese texturizada deve se submeter a uma cirurgia para troca-la?

Não há indicação para troca destes implantes, ainda que das marcas informadas e suspensas do mercado. Tanto a Sociedades de Mastologia quanto a de Cirurgia Plástica tem a mesma orientação.

- Quais são os sintomas e como identificar a existência de linfoma?

O sinal mais comum associado ao Linfoma de Grandes Células relacionado a próteses é seroma (acúmulo de líquido) ao redor do implante, principalmente de aparecimento tardio (anos após a cirurgia), fazendo a mama apresentar inchaço, dor e inflamação.

- Em caso de confirmação de diagnóstico da doença, a fabricante pode ser responsabilizada?

Se for confirmado o linfoma e comprovado que ele se desenvolveu devido ao tipo de prótese usada, é possível que a fabricante pode ser acionada e responsabilizada.

Sobre Dra Fernanda Torras

Com formação pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, aperfeiçoamento em mastologia e oncoplástica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, especializações em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia, Dra. Fernanda Torras é uma equipe multidisciplinar em uma só pessoa.

Aos 35 anos, se tornou referência em saúde da mulher graças ao vasto conhecimento e experiência que adquiriu ao longo da carreira. Além disso, é mãe e tem uma forma simples e assertiva de explicar, inclusive, questões mais delicadas. Essa linguagem cria uma conexão com adolescentes e jovens mulheres, que compõe grande parte das pacientes de seu consultório – faixa etária que frequentemente negligencia visitas médicas de rotina.

Durante sua trajetória, atuou em hospitais como a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, um dos maiores da América Latina, onde pôde vivenciar diversos tipos de casos rotina médica, tanto do aspecto clínico, quanto humano. O tempo de prática em centros médicos de referência aguçou ainda mais seu senso de responsabilidade e empatia com as mulheres, valores que carrega de forma intrínseca em seu caráter, mas sempre se pautando pela ética.

Atualmente, Dra. Fernanda também é muito requisitada pelas redes sociais. Com mais de 10 mil seguidores em seu perfil de Instagram, leva diariamente informações de forma descomplicadas às pessoas sobre temas que, mesmo muito disseminados, ainda geram diversas dúvidas: gravidez, contraceptivos, câncer, implantes hormonais, entre vários outros.

Fernanda Torras Correia - CRM 130332 - RQEs 72295 e 72296


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar