Brasil, 7 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pesquisa mostra que gorduras são mais temidas por aqueles que estão na faixa dos 40 anos

Pesquisa mostra que gorduras são mais temidas por aqueles que estão na faixa dos 40 anos

Apesar de fazerem mal quando consumidas em excesso, algumas gorduras são importantes e devem ser equilibradas no cardápio

A ideia de que a gordura faz mal à saúde não é de hoje, desde sempre essa informação rondou as pessoas, especialmente aquelas que são adeptas a dietas. Acontece que existem algumas que fazem bem ao organismo, ajudando fornecer energia, produzir hormônios e contribuindo com a absorção e transporte de algumas vitaminas.

O segredo está em como consumi-las, afinal, a alimentação é a porta de entrada para os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa receber para se manter saudável, mas, por outro lado, por meio dela, algumas doenças podem surgir, especialmente, por causa do excesso de gordura presente nas refeições. E uma pesquisa sobre hábitos alimentares mostra que aqueles que estão chegando na casa dos 40 anos são os que mais acreditam que gorduras são apenas prejudiciais. E de acordo com especialistas acreditar nesta teoria pode ser algo problemático para o corpo, afinal, elas também desempenham um papel importante.

Pesquisa mostra o que os brasileiros pensam sobre as gorduras

A pesquisa chamada “Hábitos alimentares dos brasileiros – preferências, dietas e tendências de consumo”, realizada pela Banca do Ramon, mostra de 53,2% dos entrevistados acreditam que as gorduras são boas para saúde quando consumidas corretamente, por outro lado, 24,6% afirmam que esses nutrientes são prejudiciais e servem apenas para dar sabor a comida, portanto, devem ser consumidos o mínimo possível. Porém, um dado curioso é que 47% dos indivíduos que acreditam que as gorduras não são benéficas e devem ser evitadas ao máximo estão entre 41 e 45 anos de idade.

De acordo com a nutricionista consultora da Banca do Ramon, Nathália Gazarra, as gorduras são importantes na dieta, mas merecem atenção. “A gordura é uma das fontes de energia para o corpo, ela participa da construção das células, ajuda no funcionamento de tecidos e do cérebro, contribui no transporte de vitaminas e compõe enzimas e hormônios. Algumas são mais saudáveis que outras, a melhor gordura para consumir são de fontes não saturadas, como, peixes, sementes, nozes, vegetais, azeite, abacate, entre outras, no entanto, uma grama de gordura possui duas vezes mais energia do que um grama de carboidrato ou proteína, sendo assim, o consumo em excesso é prejudicial”, explica.

Doenças crônicas e gorduras: o que tem a ver?

Colesterol alto, diabetes, hipertensão são apenas algumas das doenças crônicas que mais atingem as pessoas com idade acima de 40 anos. Elas são causadas por vários fatores, entre eles, o envelhecimento das células, além de claro, o estilo de vida, como hábitos alimentares e sedentarismo, por exemplo. O consumo excessivo de alimentos gordurosos pode facilitar essas doenças, entupindo as artérias do coração, causando inflamações e prejudicando alguns órgãos, como pâncreas ou o fígado. “Como existem gorduras que fazem bem ao organismo, tentar evita-las a todo custo não é recomendado. As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são as consideradas ‘do bem’, pois além de remover o LDL das artérias, promove um coração mais saudável. Já as gorduras ‘do mal’, ou seja, aquelas que são prejudiciais ao organismo, são as gorduras saturadas ou gorduras trans e estão diretamente relacionadas a doenças. Por isso o equilíbrio é a chave do sucesso”, detalha a especialista da Banca do Ramon.

Alimentação e exercícios ajudam a prevenir doenças

A nutricionista explica que os cuidados com as refeições devem-se ter ao longo da vida, pois, problemas causados por consequência de uma alimentação inadequada podem surgir em qualquer idade, no entanto, ao chegar aos 40 anos ou mais, é necessária uma atenção redobrada com a saúde. “Na realidade, algumas doenças aparecem ao longo dos anos, porém através de uma alimentação saudável e adequada mais a prática de atividade física, ajudam tanto na prevenção como no tratamento dessas doenças. Problemas como hipertensão, por exemplo, são um dos mais comuns a partir dos 40 anos, então é necessário pensar o que pode ser feito para evitar um futuro problema. É preciso ter moderação com o sódio, controle do estresse, boa qualidade do sono, praticar atividade física com frequência e prudência com alimentos ricos em gordura saturada. São pequenos detalhes que farão total diferença”, diz Gazarra.

Alimentos com gorduras do bem

Como explicitado pela nutricionista, alguns alimentos possuem as gorduras que são importantes para o organismo. Veja alguns que podem ser adicionados nas refeições.

Abacate

Essa fruta apesar de ser calórica, é muito rica em gorduras monoinsaturadas, só para se ter uma ideia, 11g de abacate possui cerca de 14,6g de gorduras do bem. “Mesmo tendo conteúdo calórico, o consumo dessa fruta consegue diminuir os níveis de colesterol ‘ruim’ e triglicerídeos, além de aumentar o colesterol ‘bom’, prevenindo doenças cardíacas”, detalha a nutricionista.

Ovos

Sempre há muitas dúvidas com relação a inclusão de ovos no cardápio, mas o que poucas pessoas sabem é que eles também possuem gorduras boas. Podem ser incluídos na alimentação de maneira equilibrada, sendo cozido ou mexido, pois são opções menos calóricas quando comparado ao frito.

Salmão

O salmão é rico em ômega 3, que faz parte do time das poli-insaturadas. “Ele ajuda a manter os bons níveis de triglicérides e previne doenças cardiovasculares. Mas não é só ele, outros peixes como atum e sardinha também proporcionam esses benefícios”, conta Gazarra.

O que evitar?

Da mesma forma como faz bem alguns alimentos serem inseridos no cardápio, há também aqueles que devem ser evitados, pois mesmo que sejam muito saborosos, podem trazer alguns riscos a saúde, especialmente por terem as famosas gorduras ruins. Veja alguns:

Carne vermelha e embutidos

A carne vermelha está comumente no cardápio do brasileiro, mas seu consumo deve ser reduzido para apenas algumas vezes na semana. Já a linguiça e bacon devem ser evitados, pois além de gordurosos, possuem substâncias que não fazem bem à saúde. “Esse tipo de alimento possui gorduras saturadas e elas se acumulam com mais facilidade nas paredes dos vasos sanguíneos. Diminuir o consumo é essencial, o ideal é dar preferência ao frango, peixe e ovos, pelo menos algumas vezes na semana”, diz a especialista.

Macarrão instantâneo

Mesmo que seja um alimento de rápido preparo e que pode ajudar naqueles dias que o tempo está corrido, o macarrão instantâneo deve ser evitado, pois possui gorduras trans, conservantes e alto teor de sódio. Seu consumo frequente pode trazer problemas no coração, nos rins, aumento de pressão arterial e de peso.

Pizza e hambúrguer

Esses dois pratos são muito apreciados no mundo inteiro, mas têm um teor alto de gordura e se consumidos com muita frequência pode além de aumentar o peso, aumentar também o colesterol ‘ruim’. Porém, não é só a gordura que pode levar a este tipo de problema, mas toda a composição nutricional desses alimentos.

Sorvete

Nem o sorvete de massa fica de fora dessa. Apesar de serem deliciosos e uma ótima pedida para sobremesas ou dias muitos quentes, eles podem ser extremamente prejudiciais à saúde, pois possuem gorduras trans. Uma alternativa é fazer o próprio sorvete em casa a base de frutas.

Alguns cuidados importantes

Além de manter uma alimentação balanceada orientada por um nutricionista, é necessário que os exames médicos estejam em ordem e, claro, que exista um acompanhamento de um profissional da saúde. “Uma dica é ficar atento aos sinais do corpo, pois, como ele está mudando é importante acompanhar essas transformações. Um check up completo é imprescindível, assim como outros exames que o médico pode pedir. Lembrando sempre de cuidar com responsabilidade da alimentação, porque da mesma forma como ela pode nos nutrir, se feita de maneira inadequada, pode trazer sério riscos a saúde”, finaliza a nutricionista.

Fonte: Banca do Ramon


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS