Brasil,

Lote de vacinas pentavalente é recusado pela Anvisa devido à qualidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Exposição a temperaturas fora da faixa de conservação é uma das principais causas de rejeição e afeta diretamente a proteção de bebês recém nascidos

A vacina pentavalente está em falta na rede pública de saúde em função da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, ter interditado um lote fornecido pela empresa indiana “Biologicals E. Limited”, em maio. O motivo é o resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, status que ocorre quando o órgão regulador analisa cor, odor e características de embalagem de um produto e detectam anomalias.

Reprovadas por “características visíveis” em um teste organoléptico, também existem as características “não visíveis” que são os principais ofensores à qualidade das vacinas e produtos biológicos em geral, conforme explica o farmacêutico Ricardo Miranda, do Grupo Polar. “Exposição a temperaturas fora da faixa de conservação, excursões de temperatura, podem degradar facilmente estes produtos, gerando a perda da eficácia e segurança dos medicamentos. Quando isto ocorre, geralmente, não há mudança visível em relação ao aspecto das vacinas e medicamentos”, ressalta.

Só em São Paulo, faltam vacinas em mais de 30 cidades, incluindo interior e litoral. Elas fazem parte do calendário nacional de imunização e devem ser dadas, gratuitamente, nos postos de saúde para todas as crianças com 2, 4 e 6 meses e depois um reforço, após um ano de vida. Isso porque protegem os bebês contra cinco doenças graves: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.

Enquanto as novas vacinas chegam, a orientação de profissionais da saúde é que os pais evitem locais com grande aglomeração, pois a exposição de recém nascidos pode favorecer o aparecimento das doenças. O Ministério da Saúde deve enviar novas doses, de outro laboratório, ainda neste mês para regularizar os estoques com déficit.

Futuramente, a nova lei da Anvisa sobre as Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem e Boas Práticas de Transporte de Medicamentos, baseada na Consulta Pública 343/17, trará mais segurança à saúde pública, uma vez que será imprescindível o controle e monitoramento da temperatura durante todo o processo de distribuição e transporte. Assim, quando ocorrer uma excursão de temperatura, a análise e descarte de medicamentos deverá ser feito seguindo critérios científicos, para não comprometer a qualidade mesmo que não apresente características incomuns em sua aparência.

Inovações em supply chain pharma, como a nova família Safepack de soluções baseadas em PCM (Phase Change Material) e o novo sistema de monitoramento on-line Polar Tracker, por exemplo, asseguram a correta conservação de temperatura, tendo como consequência a manutenção da qualidade dos produtos durante todo o ciclo logístico farmacêutico e são possíveis caminhos para garantir à prevenção e saúde de toda população que se vacina.

Sobre o Grupo Polar

O Grupo Polar tem como objetivo oferecer aos clientes soluções completas em todos os elos da cadeia fria, por isso integrou verticalmente todas as atividades desenvolvidas pelas empresas Polar Técnica, Cibragel, Valida e Polar Store. Com quase 20 anos de experiência e competência técnica, o Grupo foi pioneiro no segmento de fabricação de elementos refrigerantes e atua também com a fabricação de embalagens térmicas, equipamentos para monitoramento de temperatura e serviços de qualificação e validação. É a única empresa do setor a ter a certificação ISO 9001:2015. Além de ter vencido quatro vezes o Prêmio Sindusfarma de Qualidade, na categoria “Prestadores de Serviços – Soluções para Cadeia Fria”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar