Brasil,

Higienização nasal segura: cuide corretamente da saúde do narizinho do seu pequeno

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lourannie Muniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ação previne doenças respiratórias e diminui sintomas, como coriza e obstrução nasal

O pulmão pode ser um órgão vulnerável às infecções e lesões do ambiente externo, devido à constante exposição a partículas, produtos químicos e organismos infecciosos no ar ambiente¹. A baixa temperatura e umidade do ar, características das estações mais frias do ano, intensificam essa situação deixando o sistema respiratório ainda mais indefeso. No Brasil, as doenças respiratórias são responsáveis por 22,3% de todas as mortes entre crianças de 1 a 4 anos, sendo a principal causa de morte para esta faixa etária².

Para a pediatra Denise Katz (CRM: 63548), o problema poderia ser minimizado com precauções rotineiras, como a limpeza nasal diária, que ajuda a melhorar os sintomas e prevenir gripes, resfriados, alergias e infecções virais e bacterianas na mucosa nasal. Mas é importante saber como escolher a maneira mais segura de fazer a higienização, ainda mais quando o assunto é criança. Confira algumas dicas para escolher o melhor higienizador para o pequeno!

Priorize o bico anatômico, que não agride o narizinho

Hoje, existem no mercado diversas opções de higienizadores nasais, mas recomenda-se optar por aqueles que contam com tecnologia Rino AdaptCare. Este tipo de bico é anatômico, o que respeita a cavidade nasal, adapta ao perfil de nariz de qualquer criança e promove aplicação 360°, permitindo que a higiene nasal seja feita em qualquer posição.

Bico autolimitador evita sensação de ‘afogamento’

Ainda é preciso ficar atento se o bico do higienizador escolhido é autolimitador. Alguns higienizadores nasais continuam esguichando jato do medicamento após parar o acionamento do produto. Caso isso aconteça e os pais não percebam, pode causar sensação de ‘afogamento’, principalmente em bebês.

O volume e pressão do jato também merecem atenção!

É possível encontrar diversas opções de higienizador e descongestionante nasal em jato contínuo no mercado, mas os pais precisam se certificar sobre pressão e volume do esguicho, para que não agrida a mucosa delicada dos pequenos.

“Após encontrar o higienizador correto, limpe diariamente o narizinho do seu filho. A higiene realizada com solução salina melhora a respiração; auxilia a limpeza e remoção do excesso de muco e impurezas que ficam retidas no sistema respiratório; além de ajudar a melhorar os sintomas e prevenir gripes, resfriados, alergias e infecções virais e bacterianas nas narinas e, por isso, recomenda-se que seja realizada durante todas as estações do ano”, explica a especialista.

Sobre Rinosoro

Rinosoro Jet Infantil. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2019.

Referências consultadas:

Doenças respiratórias cronicas. Unidade técnica doenças transmissíveis. Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. Disponível em: . Acesso em maio, 2019.

Passos SD, el al. Doenças respiratórias agudas em crianças brasilieras: os cuidadores são capazes de detectar os primeiros sinais de alerta? Rev Paul Pediatr 2018;36(1):3-9. Disponível em:. Acesso em maio, 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar