Brasil,

Gestantes brasileiras realizam testes não invasivos para investigar pré-disposição de síndromes genéticas em bebês

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karolina Spila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Encodexa reúne a comunidade obstétrica e geneticistas em workshop para dividir experiências e discutir avanços de exames pré-natal não invasivo

Evento acontecerá em 2 de agosto, no Hotel Renaissance, em São Paulo

A Encodexa, marca do Laboratório de Patologia Cirúrgica e Molecular (LPCM) e uma das principais referências em exames genéticos no Brasil, reunirá grandes nomes de Obstetrícia, Genética e Medicina Fetal do Brasil e do mundo para uma manhã de apresentações sobre aspecto clinico do teste pré-natal não invasivo, o NIPT (sigla em inglês para Non Invasive Prenatal Testing). Os participantes terão a oportunidade de entender e compartilhar conhecimentos com diversos profissionais especializados. O workshop será realizado no dia 2 de agosto, em São Paulo.

O exame detecta alterações cromossômicas fetais, analisando o DNA fetal livre de células que circula normalmente no sangue da mãe. O NIPT rastreia, por exemplo, trissomias dos cromossomos 21 (Síndrome Down), 18 (Síndrome Edwards) e 13 (Síndrome Patau), consideradas as mais comuns, e possibilidade de inúmeras outras aneuploidias (alterações dos cromossomos).

O teste é altamente recomendado às gestantes com mais de 35 anos, ou então gestantes com achados de ultrassom fetal indicando risco de aneuploidia, história de gravidez anterior com trissomia, abortos anteriores ou teste bioquímico positivo. É indicado também para gestantes com acentuada ansiedade materna.

O NIPT pode ser realizado a partir da 10ª semana de gestação, período em que há presença de DNA livre fetal suficiente para ser estudado. A amostra necessária é um único tubo de sangue coletada da mãe (punção venosa rotineira) com risco zero para a mãe e o bebê. Por isso, é considerado um exame não invasivo.

“Antes do NIPT, as síndromes eram descobertas exclusivamente por meio de investigação invasiva, com a coleta de líquido amniótico ou punção vilo-corial (fragmento da placenta). Hoje, indicamos o NIPT pela alta sensibilidade dos resultados, que podem alcançar índices de 99% de acerto”, explica Pedro Henrique Castro, médico geneticista da Encodexa. O NIPT chega a 99% de acerto para síndrome de Down, 92% para síndrome de Edwards e 93% para síndrome de Patau.

O NIPT, como é conhecido mundialmente, chegou ao Brasil em janeiro de 2013. Atualmente, movimenta cerca de USD 1,5 bilhão, por ano, no mundo. No Brasil, cerca de 20 mil gestantes já realizaram o teste não invasivo, segundo estimativa indicada pelo médico.

O NIPT no mundo

Estima-se que cerca de três milhões de exames NIPT já foram realizados no mundo. Nos Estados Unidos, o exame não invasivo já alcança 15% das gestantes.

Em razão do alto grau de acerto, o NIPT também está profundamente reduzindo o número total de exames invasivos feitos em todo o mundo. Na América Latina, estima-se que apenas 3% das gestantes que realizam o NIPT são direcionadas ao método tradicional de investigação invasiva. Na Europa e nos Estados Unidos, o número de punções da placenta também vem diminuindo gradativamente. “É um avanço poder avaliar o feto a partir do sangue da mãe e ter 99% de confiabilidade. O exame não invasivo é um conforto para as gestantes que querem antecipar a preparação da chegada do bebê”, ressalta o médico geneticista da Encodexa.

Em países da Europa, como Alemanha e Holanda, o NIPT já faz parte da rotina dos consultórios, com custo acessível, coberto pelas empresas de seguro-saúde ou, ainda, realizados gratuitamente.

No Brasil, o exame não está na cobertura obrigatória apontada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador de planos de saúdes no País. Por isso, o teste pode ser feito somente em laboratórios particulares.

O workshop

O II Workshop NIPT ECDX de Triagem Pré-Natal para Aneuploidias terá a participação da Profa. dra. Kátia R M Leite, do Laboratório Investigação Médica (LIM55) FMUSP e Diretora de Pesquisas da Encodexa Análise Genômica, do Prof. Dr. Edécio Armbruster de Moraes, Médico Geneticista – Medicina Fetal da FMUSP, do Dr. Caio Graco Bruzaca, Médico Geneticista (Genética Reprodutiva) – UNIFESP, do Dr Jose Pablo Marchili, Médico Ginecologista, Fundador e Presidente da Veragen, na Argentina, e do Dr. Pedro Henrique Santana Castro, Médico Geneticista da Encodexa.

Serviço:
Workshop NIPT
“Triagem Pré-Natal para Aneuploidias na Prática Clínica”
Data: 2 de agosto de 2019 (sexta-feira)
Local: Hotel Renaissance, Sala Pantanal (Alameda Santos, nº 2.233)
Horário: 8h às 12h30
OBS: Evento destinado exclusivamente a médicos e profissionais credenciados. O credenciamento de imprensa deve ser feito previamente por meio de contato com a equipe da AGÊNCIA BLUE CHIP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar