Viagem de retorno após cirurgia plástica necessita de cuidados especiais; saiba o que fazer

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance dá dicas para quem realizou procedimento estéticos em outras cidades retornar em segurança.

A realização de cirurgias plásticas vem se tornando cada vez mais comum e, na procura pelos melhores resultados, é comum que os pacientes viajem para diferentes cidades para passar pelo procedimento com cirurgiões renomados. “Se este for seu caso, é importante que você se atente ainda mais ao período pós-operatório, planejando com antecedência como será o retorno para sua cidade, pois em uma viagem de avião ou carro após uma cirurgia são necessários cuidados específicos para garantir que a recuperação do procedimento ocorrerá da melhor maneira possível”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). Neste caso, o primeiro passo é garantir que alguém o acompanhará durante a viagem para oferecer o apoio necessário caso haja algum problema.

Além disso, é importante que você se sinta confortável durante a viagem de volta, então o ideal é utilizar roupas leves, que não comprimam o local tratado, e, se possível, optar por assentos que permitam que o encosto seja inclinado completamente ou que tenham bastante espaço para as pernas. “Seguir corretamente as recomendações de seu médico, que variam de acordo com cada cirurgia, também é fundamental. É importante ainda que você esclareça para o seu médico que pegará avião ou enfrentará uma longa viagem de carro após a cirurgia, assim ele poderá dar orientações especificas para seu caso. O médico poderá, por exemplo, indicar soro fisiológico para evitar o ressecamento no nariz causado pelo ar condicionado das aeronaves ou receitar colírios para melhorar a sensação de ressecamento nos olhos comum em pessoas que passaram por cirurgia de blefaroplastia”, ressalta a médica.

Durante o voo ou viagem de carro é indicado também que você ingira bastante água e evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de comidas salgadas, para evitar a desidratação e a retenção de líquidos. De acordo com a cirurgiã, a realização periódica de exercícios leves para movimentar as pernas também é importante, já que é a melhor maneira de prevenir a trombose venosa profunda, doença muito comum em viajantes devido ao longo tempo parado sem movimentar a panturrilha, o que diminui a velocidade do sangue dentro dos vasos. “Dessa forma, é recomendado que você levante a cada meia hora para fazer uma breve caminhada no corredor do avião. Caso você esteja de carro, o ideal é fazer paradas neste período de tempo e sair um pouco do veículo para se alongar”, destaca. “Em alguns casos, a meia de compressão pode ser indicada também.”

Por fim, é essencial que você evite manipular a área operada durante a viagem, mantendo os curativos sempre secos e bem aderidos e as faixas e cintas compressivas vestidas no lugar correto. “Porém, o mais importante é que você converse com seu médico, já que apenas ele poderá oferecer as melhores orientações para uma viagem sem complicações. Em muitos casos, não será nem mesmo possível que você retorne no dia do procedimento para sua cidade de origem, pois grande parte das cirurgias demandam um tempo de recuperação na cidade onde foram feitas. O melhor então é se programar com antecedência de modo a maximizar sua segurança e bem-estar”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

Fonte: Dra. Beatriz Lassance - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.