Brasil, 15 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Disfunção erétil afeta 45% dos brasileiros

Estudo da Universidade de São Paulo revela que quase metade dos homens do país sofre desse mal e causas são as mais diversas

Definida como a incapacidade persistente em obter ou manter uma ereção satisfatória para atividade sexual, a Disfunção Erétil (DE) afeta 45% dos homens no Brasil. Esse número foi revelado na pesquisa “Disfunção Erétil – Resultados do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro”, realizado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Entre os 45% afetados, 31,2% tem uma disfunção mínima, 12,2% moderada e 1,7% completa. Os fatores de risco para a DE mais comuns são a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, cardiopatias, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, doenças prostáticas, idade, depressão e outros transtornos emocionais.

O médico psiquiatra Alexandre Serafim ressalta para as causas psicológicas que causam a disfunção, muito frequente como queixa principal no consultório. “Fatores socioeconômicos, como baixa renda e baixo grau de escolaridade, desemprego e estado civil solteiro têm sido também associados à presença de dificuldades de ereção, assim como medo de não satisfazer a parceira ou parceiro e tensões familiares”, explica.

Ainda no estudo da USP, publicado na revista da Associação Médica Brasileira, os homens com dificuldades de ereção, quando comparados àqueles sem esta disfunção, tiveram menos informação sobre sexo durante a infância; mais dificuldades no início da vida sexual; apresentam mais queixa de falta de desejo sexual; têm ejaculação rápida mais frequentemente; consideram sua qualidade de vida sexual insatisfatória ou muito insatisfatória; têm vínculos menos estáveis com suas parcerias, e apresentam mais casos extraconjugais.

“Homens com DE citaram com mais frequência repercussões negativas em diversas situações, tais como baixa autoestima, problemas no relacionamento com a parceira, com os filhos e os amigos, no trabalho e no lazer, quando comparados a homens com outras disfunções sexuais, tais como ejaculação rápida, falta de desejo sexual e disfunção orgásmica”, explica Serafim.

O estudo, que entrevistou 2.862 homens com mais de 18 anos, concluiu que a prevalência da Disfunção Erétil é alta e comparável com a de outros estudos. Homens com DE apresentam menos atividade sexual e prejuízo da qualidade de vida. Idade e condição socioeconômica precária agravam o risco para DE.

Sobre Alexandre Serafim - Alexandre Serafim é médico psiquiatra com aperfeiçoamento em sexualidade humana, comportamento alimentar e medicina do esporte. Idealizador da Clínica Ser e apaixonado pela complexidade do ser humano, baseia suas condutas em compreensões psicodinâmicas e integrativas, levando em consideração que as pessoas não são corpo e mente de forma separada, mas sim uma unidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS