Brasil,

Carta das Mulheres, alertando que a doença cardiovascular feminina é um problema de saúde pública, é apresentada para os três Poderes federais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Documento foi entregue na Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no STF e no Congresso Nacional

A ministra do Supremo Tribunal Federal – STF, que já foi presidente da corte, Cármen Lúcia, recebeu em audiência o presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, que estava acompanhado da presidente eleita da SBC/RN, Maria Sanali Paiva, e da diretora eleita da SBHCI, Fernanda Mangione. Os representantes da Cardiologia entregaram à ministra, de forma oficial em julho, a Carta das Mulheres, documento que ressalta que a doença cardiovascular feminina é um problema de saúde pública e requer atenção especial do poder público.

Cármen Lúcia já havia recebido a Carta das Mulheres, em evento na cidade de João Pessoa/PB, onde esteve. Segundo a ministra, o assunto é absolutamente relevante e requer a atenção da sociedade civil. Para o presidente eleito da SBC, a magistrada demonstrou profundo conhecimento sobre o tema e interesse em tratar de questões relativas à Cardiologia e Oncologia e mortalidade nas mulheres.

“A ministra foi muito simpática e receptiva. Concordamos que a saúde cardiovascular da mulher foi, por muito tempo, negligenciada e ela pareceu muito disposta a ajudar a mudar esta realidade. Esperamos ter o apoio continuo da magistrada nesta causa”, afirmou a diretora eleita da SBHCI, Fernanda Mangione, após o encontro.

“Para nossa surpresa a ministra conhece de muitos dados concernente ao pleito e, imediatamente, colocou-se como participante da linha de frente desse desafio que é cuidar do coração das mulheres do Brasil, exigindo ações objetivas, com metas bem definidas. Além disso, é preciso também contribuir para o empoderamento das mulheres médicas, criando mecanismos para que as mesmas possam desenvolver suas capacidades ao máximo”, completou a presidente eleita da SBC/RN, Maria Sanali Paiva.

Poder Executivo

​O documento – que contém as ações que estão sendo adotadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para alertar as autoridades públicas e a sociedade civil sobre a necessidade de priorizar o assunto e foi elaborado no Simpósio Mulheres do Coração, na capital paraibana, nos dias 17 e 18 de maio – também foi entregue no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O secretário Nacional de Proteção Global, Sérgio Queiroz, recebeu a comitiva da SBC.

“Neste governo poderemos tratar de assuntos que em gestões passadas não foram abordados com a devida importância. Estamos aqui para dialogar sobre medicina e direitos humanos para populações de risco, indígenas, moradores de rua, entre outros. E ressaltar a importância que a SBC tem para o país e dizer que nos honramos com essas preocupações da entidade”, afirmou o secretário.

Na audiência, Queiroga estava acompanhado de Maria Sanali Paiva, Fernanda Mangione e do diretor eleito de Relações Governamentais da SBC, Nasser Sarkis Simão.

Poder Legislativo

No Congresso Nacional, Queiroga, Maria Sanali Paiva, e o vice-presidente eleito da SBC, Celso Amodeo, entregaram a Carta das Mulheres para o senador José Maranhão do MDB/PB. “É com muita satisfação que empenho todo o meu apoio à causa”, afirmou o parlamentar. O documento também foi apresentado ao deputado federal do PRB/PB, Hugo Motta e a senadora do PP/PB e líder do partido no Senado, Daniella Ribeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar