Brasil, 21 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Médicos debatem a relação do herpesvírus com a encefalite autoimune e a doença de Alzheimer

  • Escrito ou enviado por  Milena Alvarez
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

De 1º e 4 de agosto, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, sedia um importante congresso que integrará as diversas áreas da Neurologia. A I Convenção Nacional dos Departamentos Científicos, conhecida como NEURODC•19, reunirá os 24 campos de atuação da especialidade, possibilitando o desenvolvimento profissional continuado de médicos e demais especialistas da saúde, além da consequente melhoria da assistência aos cidadãos.

Organizado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o evento tratará dos mais recentes avanços nos diagnósticos e terapêutica neurológica. Além de renomados professores do Brasil, a Convenção contará com a presença de convidados internacionais de prestígio, como Andrea Slachevsky, do Chile; Richard J. Barohn, dos Estados Unidos e Pierre-François, da França.

Líquido Cefalorraquidiano e Neuroinfecção

Os departamentos científicos de Líquido Cefalorraquidiano e de Neuroinfecção da ABN realizam, em 3 de agosto, das 8h30 às 12h e da 13h às 17h, relevantes debates para a capacitação prático-cientifica e a qualificação do atendimento.

Segundo o dr. Hélio Rodrigues, coordenador do DC de Líquido Cefalorraquiadino, serão apresentadas novidades em estudos de patologias que envolvem o sistema nervoso. Ele pondera que a NEURODC•19 é uma grande oportunidade de os neurologistas ampliarem os conhecimentos.

“As aulas sobre o exame de liquor no diagnóstico de neurossífilis e na pesquisa de doenças infecciosas serão relevantes destaques de nossa programação”.

Já para dra. Cristiane Soares, coordenadora do DC de Neuroinfecção, também será imperdível a exposição sobre herpesvírus; assim como o painel de zoonoses emergentes e neuroinfecção no Brasil.

“Recentes pesquisas têm demonstrado que este vírus pode ter relação com a encefalite autoimune e a doença de Alzheimer. A discussão é essencial na caminhada para desvendar essa questão”.

O presidente da ABN, Gilmar Fernandes do Prado, está convicto de que a NEURODC•19 permitirá intensa troca de conhecimentos, ideias e a estruturação de valiosa rede de contatos, não só do ponto de vista científico, como também pessoal.

Pensamento semelhante tem o diretor científico da Academia, Ricardo Nitrini. Ele ressalta que o encontro é valioso para que os profissionais se atualizem quanto ao que há de mais recente em pesquisa científica mundial e ainda tomar pé da produção brasileira.

“É essencial que saibamos o que está sendo feito em território nacional. Além disso, será uma oportunidade para os jovens pesquisadores conseguirem reconhecimento e visibilidade, já que grande parte da apresentação dos trabalhos científicos será protagonizada pelos mais novos”, argumenta Nitrini.

A grade de atividades completa do NEURODC•19 pode ser acessada em http://neurodc.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS