Brasil, 24 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudo da USP mostra a importância de manter massa muscular para longevidade

Musculação é a melhor maneira de evitar o problema; especialista da Academia Ecofit dá dicas para retardar o envelhecimento com exercícios físicos

O processo de envelhecimento acarreta em uma perda de massa muscular natural, conhecida como sarcopenia, que tende a trazer dificuldades na rotina dos idosos. Pessoas sedentárias e que não ingerem uma quantidade suficiente de proteínas por dia podem acabar sofrendo sérias consequências com a perda dos músculos na terceira idade.

Em estudo divulgado na última semana, pesquisadores da USP avaliaram dados de 839 pessoas com 65 anos ou mais para analisar como a quantidade de músculos influencia na longevidade de cada um. Eles concluíram que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular. Entre os homens com menos massa muscular, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior.

A boa notícia é que a sarcopenia é um problema que pode ser evitado e até mesmo revertido com a prática regular de exercícios físicos.

“A melhor atividade para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor são os exercícios resistidos, mais conhecidos como musculação, que ajudam a aumentar a massa muscular, melhora a circulação sanguínea e o equilíbrio”, explica a profª de musculação Viviane Lopes Carvalho, especialista do departamento Master da Academia Ecológica Ecofit.

Segundo a especialista, com uma frequência de duas a três vezes por semana, já é possível ter bons resultados. “A perda da massa muscular leva o idoso a ter dificuldades de realizar tarefas básicas do dia a dia, como subir uma escada, carregar uma sacola de compras, levantar de uma cadeira. A musculação ajuda a retardar esses problemas que começam a aparecer depois dos 60 anos”.

A profª Viviane Carvalho alerta, no entanto, para o cuidado que todo idoso deve ter ao iniciar uma atividade física. “É muito importante passar por um treino de adaptação, iniciar com cargas leves, para o corpo se acostumar com a rotina de exercícios. Sempre bom lembrar, também, que o acompanhamento de um profissional de Educação Física é fundamental”, conclui.

Para atender esse público que procura por uma longevidade saudável e com qualidade de vida, a Academia Ecológica Ecofit possui o departamento especial Ecofit Master, que é um programa totalmente focado para pessoas com mais de 60 anos, com uma proposta que engloba diferentes atividades físicas, planejadas para garantir aos alunos autonomia em tarefas diárias, e que contam com o auxílio de uma equipe altamente especializada nesta faixa etária.

Sobre a Ecofit

Inaugurada em 2005, a Academia Ecológica Ecofit surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.

Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto de 2017.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS