Logo
Imprimir esta página

Saúde nas férias: cuidados simples podem garantir viagens sem imprevistos

Especialista explica, por exemplo, que efeitos do jet lag podem ser evitados

Em viagens longas também é preciso estar atento com a parte circulatória

Julho é mês de férias escolares. Seja o mês todo ou só em uma parte dele, muitos pais e responsáveis aproveitam para viajar com as crianças e os adolescentes. Para ter passeios tranquilos e minimizar o surgimento de imprevistos, alguns cuidados com a saúde são muito importantes. A primeira recomendação, e que vale para qualquer viagem, é observar se está levando medicação suficiente para todo o período de férias. Alguns países são bem restritivos até mesmo com medicamentos que no Brasil são vendidos sem a necessidade de receita médica. Em trajetos por aviões, ônibus ou navios remédios devem estar na bagagem de mão.

Orientações para passeios via rodovias, aéreo e marítimo

Longas horas de viagem na mesma posição favorecem o surgimento de problemas circulatórios. Para evitar complicações, a cada duas horas a pessoa deve fazer uma pausa para caminhar por 5 minutos e melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Essa parada também permitirá respirar mais calmamente, melhorando a oxigenação cerebral e dos órgãos. No avião, algumas pessoas sentem dor no ouvido devido à pressurização da aeronave e ao ar mais rarefeito. O soro fisiológico e o descongestionante nasal podem ser aliados no combate ao problema, basta aplicá-los antes do embarque.

De acordo com Otavio Gebara, cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Paula, trajetos feitos com outros modais de transporte também merecem atenção. “Viagens de carro, ônibus e navio podem causar enjoo em algumas pessoas. É recomendável fazer uma refeição leve antes de embarcar, evitar refrigerantes, comidas gordurosas e excessivamente temperadas.” Se recomendado por um médico, pode ser feito o uso de medicamentos antieméticos, que atuam aliviando as náuseas. “Importante lembrar também que comer muito antes de dirigir aumenta a chance de sentir sono no percurso. Em contrapartida, ingerir líquidos como água ou suco durante a viagem melhora a circulação sanguínea e reduz a vontade de dormir”, reforça o especialista.

Jet Lag, doenças locais e cuidados de sempre

Quem parte para locais com fusos horários muito diferentes do que está habituado sofre com os efeitos do famoso e incômodo jet lag. Otavio Gebara dá dicas para evitar transtornos. “Neste caso, os viajantes podem fazer uma adaptação gradativa de três a quatro dias antes da viagem para evitar cansaço e sonolência excessivos, insônia, irritabilidade, fome incompatível, dor de cabeça e mal-estar. Estar informado sobre as doenças locais é outro fator importante para manter a saúde após o desembarque. O viajante deve estar com a carteira de vacinação em dia e, em alguns casos, optar também pelo uso de repelentes”, frisa o especialista.

Todos, sem exceção de idade e destino do passeio, devem usar chapéu, protetor solar e óculos escuros, principalmente entre 10h e 16h. O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano. É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. O filtro deve ser espalhado de maneira uniforme de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada.

Importante também observar que ter diarreia na viagem de férias é algo mais comum do que se imagina, especialmente em outros países. A grande inimiga é a água da torneira, que pode possuir bactérias desconhecidas. Por essa razão, as pessoas devem priorizar o consumo de água filtrada ou com gás, que possui uma propriedade capaz reduzir o pH (grau de acidez) do estômago e eliminar as bactérias presentes no sistema gastrointestinal. Esse cuidado deve ser estendido ao escovar os dentes e cozinhar.

Para mais informações, o Ministério da Saúde tem uma página dedicada à saúde do viajante no link http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-viajante.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. É acreditado da ONA - Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 - Vila Olímpia - (11) 3040-8000

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto