Brasil,

Dieta vegana ou vegetariana preenche as necessidades nutricionais das crianças?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tamiris Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cada vez mais comum, a adoção de dietas vegetarianas (livre de carnes, peixes e aves) ou veganas (sem consumo de alimentos de origem animal) estão presentes também na rotina alimentar das crianças, até mesmo a partir da gestação das mamães, e não raro costuma gerar dúvidas quanto à capacidade nutricional da substituição dos alimentos. Segundo Renata Lopes, nutricionista da MBA Pediatria e Nefrologia, em São Paulo, desde 1993 a American Dietetic Association, entidade internacional de referência em nutrição, corrobora com estudos a eficiência deste tipo de dieta em todos os ciclos de vida, e sobre a qual ela esclarece as principais linhas de questionamento relacionadas à adoção na primeira infância:

Somente a dieta carnívora garante a base nutricional do bebê ou criança? Não é a adoção da carne por si só que irá oferecer a garantia de uma nutrição completa, mas sim o equilíbrio nutricional de uma rotina alimentar. Uma criança que tenha uma dieta carnívora, mas sem equilíbrio de nutrientes, pode vir a desenvolver uma série de doenças nutricionais, e o mesmo ocorre com a criança vegetariana.

Qual a diferença ente má nutrição e desnutrição? A má nutrição está relacionada com a qualidade ruim da alimentação e a desnutrição é uma condição em que ocorrem problemas de saúde relacionados ao consumo insuficiente de nutrientes.

Gestantes vegetarianas precisam de orientação nutricional específica? Toda gestante precisa de um acompanhamento nutricional, sendo comum a prescrição de vitaminas para suplementação devido ao maior consumo de nutrientes utilizados para o desenvolvimento da criança nessa fase. O mesmo vale para gestantes vegetarianas que também podem receber um acompanhamento mais individualizado neste período.

O leite materno da mamãe adepta do vegetarianismo ou veganismo é mais fraco nutricionalmente, e estariam essas crianças mais sujeitas a doenças após o desmame? Não, uma vez que a adoção dessas dietas, por si só, não gera deficiência de nutrientes e tão pouco as crianças estarão mais sujeitas a doenças após o desmame.

Seria possível definir qual das dietas, carnívora ou vegetariana, é mais saudável? Quando bem equilibrada ambas são saudáveis, inclusive estudos científicos demonstram que a dieta vegetariana segue padrões mais saudáveis de escolhas alimentares.

O que considerar na adoção das substituições alimentares dentro de uma dieta vegetariana ou vegana?

As substituições devem ser feitas sempre considerando o grupo alimentar para que a dieta não fique desequilibrada.

Renata conclui alertando que a segurança sobre a adoção do tipo de dieta alimentar passa pelo aconselhamento com nutricionista especializado, bem como por pediatra que terá nos exames de rotina análise sobre o pleno desenvolvimento da criança.

Fonte para entrevista: Renata Lopes
Nutricionista na clínica MBA Pediatria e Nefrologia ( www.mbapediatria.com.br ) , Renata Lopes é graduada em nutrição e gastronomia pela Faculdade de Nutrição da Universidade Católica de Santos, mestre em nutrição em nefrologia pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo, atualmente cursando doutorado nesta mesma universidade.

MBA Pediatria na web:

Facebook: https://www.facebook.com/pediatriahoje/
Instagram: https://www.instagram.com/pediatriahoje/?hl=pt-br
Youtube: https://www.youtube.com/user/MbaPediatria/featured


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar