Brasil, 23 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uso inadequado de lentes de contato pode provocar danos irreversíveis, alerta oftalmologista do HCFMUSP

A adoção de alguns cuidados diários pode ajudar a evitar que micro-organismos entrem em contato com os olhos e prevenir possíveis infecções

O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, tem como principal objetivo alertar a população sobre os cuidados frequentes que devem ser tomados com relação aos olhos, a fim de manter a sua saúde e evitar complicações em relação à visão.

As lentes de contato estão entre os recursos mais utilizados para corrigir problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. No entanto, de acordo com o oftalmologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Flávio Fernandes Villela, “por se tratar de um dispositivo médico adaptado sobre a córnea, seu uso deve sempre ser feito sob supervisão de um oftalmologista. A córnea é a principal superfície óptica do olho, e o uso inadequado das lentes pode provocar danos irreversíveis nesta estrutura, e até a perda da visão”, explica.

Existem lentes rígidas e gelatinosas, de uso diário, semanal, quinzenal, mensal e anual, e cabe ao oftalmologista indicar a melhor alternativa para cada caso. Algumas recomendações são essenciais para garantir a saúde ocular, como, por exemplo, estar atento às horas de uso diário e fazer o descarte no final do prazo estabelecido.

Outros passos importantes são a limpeza das lentes de contato, que deve ser realizada antes e depois do uso, com o auxílio de soluções próprias, e a desinfeção das mesmas, durante um período de 6 a 8h, geralmente à noite, ao retirá-las dos olhos. Com isso, é possível evitar que micro-organismos externos entrem em contato com os olhos e, assim, prevenir infecções.

Já em relação aos cuidados com o estojo das lentes, a indicação é mantê-lo sempre limpo e substitui-lo por um novo a cada três meses. Porém, vale ressaltar que a higienização do deve ser realizada somente com a própria solução de limpeza das lentes, e o contato com água deve ser evitado, uma vez que, segundo Villela, “água, mesmo tratada, pode estar contaminada com acantameba, um microorganismo muito perigoso causador de grave infeção nos olhos dos usuários de lentes de contato ”.

Portanto, a utilização em ambientes como piscina e mar, por exemplo, deve ser evitada, pois “não existe uma lente de contato segura para uso em ambientes aquáticos”, conclui o oftalmologista.

Além disso, dormir com as lentes de contato também deve ser evitado: retirá-las promove a recuperação da superfície dos olhos e permite a sua limpeza e desinfeção. A solução de limpeza já utilizada deve ser descartada diariamente do estojo, ao final deste processo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::