Brasil, 14 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pessoas desaparecidas: CICV lança campanha sobre a dor de quem fica

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) vê com gravidade a questão do desaparecimento de pessoas na América Latina e as consequências para seus familiares. Diante do desconhecimento do público em relação a esse problema, a organização lança nesta quarta-feira (10) uma campanha regional. O objetivo é promover a conscientização sobre as dificuldades vividas por familiares de pessoas desaparecidas, em videos que os colocam como personagens centrais (assista ao vídeo aqui).



No Brasil, mais de 82 mil casos de desaparecimento foram reportados só em 2017, enquanto no México foram registrados 40 mil entre 2006 e 2019. Já na Colômbia, estima-se que pelo menos 83 mil pessoas tenham desaparecido em razão do conflito armado e no Peru a estimativa é de que mais de 20 mil pessoas tenham desaparecido durante o conflito armado (1980-2000). Mas mesmo que os dados regionais sejam alarmantes, não há um número preciso sobre a real dimensão do problema na América Latina e no mundo. Por trás de cada número, há famílias que passam pelas mais variadas necessidades.

“Sem saber o que se passou com seus entes queridos, desaparecidos, os familiares alternam sua vida cotidiana entre a esperança e o desespero, o que os impulsiona a dedicar sua vida, seu tempo e quase sempre todos os seus recursos em uma procura incessante”, explica a coordenadora de Proteção da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Marianne Pecassou. “A angústia pela falta de respostas e todos os desgastes da busca geram impactos em sua saúde física e mental, nas suas relações familiares e comunitárias, em sua condição econômica e trazem problemas jurídicos e administrativos diversos”, acrescenta Pecassou.

Diante de tantas necessidades e desconhecimento do público, por meio de uma produção inovadora, os vídeos mesclam filmagens com animações aplicada a retratos, simulando depoimentos prestados pelos próprios desaparecidos.

A problemática do desaparecimento de pessoas, infelizmente, ocorre em muitos países do mundo. O sofrimento dos familiares das pessoas desaparecidas desconhece fronteiras.. Por isso, a campanha está sendo lançada simultaneamente em vários países da América Latina, entre eles, Brasil, Colômbia, México e Peru.

Confira o site da campanha: https://www.icrc.org/pt/document/pessoas-desaparecidas-no-brasil-e-america-latina-familias-nao-param-de-buscar


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS