Brasil,

Inverno exige cuidados especiais com a pele

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Anile
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Inverno exige cuidados especiais com a pele

Estação mais fria do ano pode agravar alergias e problemas na pele

Basta o inverno chegar para sentir na pele: o clima frio e seco da estação contribui para deixar a cútis mais seca e sensível. Além dos fatores ambientais, é comum reduzirmos a ingestão de água e tomarmos banhos quentes, o que provoca uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa e faz com que a pele - tanto do rosto quanto do corpo - esteja sujeita ao tão indesejado ressecamento. "Em dias frios, a transpiração corporal diminui e essa oleosidade, que hidrata a pele e funciona como uma barreira de proteção, é reduzida. Por isso, ela fica mais suscetivel a doenças, como o eczema e a dermatite", explica a médica dermatologista Mayara Bravo, da Clínica Karla Assed Curitiba.

Dermatite seborréica, dermatite atópica, psoríase, ictiose e rosácea estão dentre as doenças que podem se agravar nesta época do ano - são enfermidades que podem causar coceiras, lesões, vermelhidão e manchas na pele. Para evitar estes problemas, o ideal é evitar banhos quentes e muito demorados, além de intensificar o uso de óleos corporais e hidratantes. “Invista em máscaras nutritivas e produtos com manteiga de karité, ureia, ácido hialurônico, pantenol ou nicotinamida entre suas substâncias”, ensina a dermatologista. “Lembre de ingerir, ao mínimo, dois litros de água por dia, pois a hidratação também acontece de dentro para fora”.

É preciso ainda tomar cuidado com a esfoliação, que não deve ser excessiva. “Remover as células mortas é importante para garantir o equilíbrio da pele, mas este ritual pode ser agressivo se a pele estiver muito sensível pelas mudanças climáticas”, alerta a médica. “O mesmo vale para o uso de bucha e esponjas durante o banho. Use moderadamente, no máximo uma vez na semana, para não retirar a camada protetora natural da pele”.

Lábios rachados

Assim como todo o corpo, os lábios sofrem com o frio e merecem atenção especial. A dica é ficar atento ao hábito de passar a língua com frequência nos lábios e jamais puxar as “pelinhas” que podem aparecer com as rachaduras. “O vento gelado, a falta de hidratação e a acidez da saliva são fatores que levam ao ressecamento”, explica a Dra. Mayara Bravo. Para cuidar dos lábios, use produtos específicos para a região e inclua o hidratante labial na sua rotina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar