Gestão na área da saúde: Entenda a sua importância e formas de aplicação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Aprimoramento do planejamento do negócio; aumento de ganhos e lucros; ampliação do índice de aprovação de orçamentos; diminuição de custos; qualificação e atualização de colaboradores e equipe; organização e otimização do espaço; aperfeiçoamento do atendimento ao público; fidelização de pacientes; e o uso de técnicas do marketing digital para a captação de novos pacientes e comunicação com os vigentes. Estas são algumas das principais vantagens de se ter uma gestão eficiente e hábil a frente de uma empresa voltada aos negócios da saúde.

Já se foi a época em que o sucesso de uma clínica, hospital ou consultório, dependia somente da existência de uma equipe composta por bons profissionais da saúde. Hoje, para se ter um caráter diferenciado no mercado e alcançar resultados satisfatórios ou acima da média, é essencial que toda forma de negócio voltado para o atendimento de saúde adote um modelo de gestão competente. Esse tipo de atitude pode garantir requisitos indispensáveis a um empreendimento de êxito, como uma rotina interna organizada, um atendimento de qualidade e um setor financeiro bem equilibrado.

De acordo com o sócio-fundador da STG Health, André Luiz Pataro, – que também é cirurgião dentista e proprietário da Pataro Mentoring e da Pataro Clínica Odonto Facial –, mesmo com a sua comprovada importância, a gestão em saúde ainda não é abordada de forma profunda nos cursos, escolas e faculdades de Odontologia, Medicina e demais cursos da área da saúde. “Essa tendência resulta na formação de um grande número de profissionais que são ótimos em suas áreas, mas que ao mesmo tempo, são incapazes para atuar na gestão de suas clínicas, hospitais ou consultórios. Para se destacar em um campo tão competitivo e que hoje lida com o crescimento acentuado de clínicas populares, é preciso ter uma gestão objetiva e planejada a frente dos negócios, ainda que os mesmos sejam voltados à saúde”, ressalta.

André Pataro destaca que assim como em qualquer empresa, um negócio da área da saúde demanda de uma série de ações administrativas, que devem ser desempenhadas e cumpridas ao longo do cotidiano de trabalho. “Dentre estas atividades também se inclui a gestão, que por influenciar de forma direta na qualidade do atendimento prestado aos pacientes e, por consequência, ainda provocar impacto no desempenho do empreendimento, merece uma grande atenção”, lembra.

Segundo Pataro, a aplicação de um modelo de gestão produz reflexos substanciais na logística e sistematização de um negócio direcionado aos serviços de saúde, assim como acontece em qualquer outro tipo de empresa. “Sendo assim, se o modelo utilizado por uma clínica ou hospital apresentar inconsistências e características de ineficiência, os mesmos também irão manifestar problemas típicos do setor, como o gasto exacerbado e desnecessário de recursos, retrabalho, desperdício de tempo e a má utilização do espaço. Com estes impasses, ainda se vê comprometida a qualidade e credibilidade dos cuidados oferecidos aos pacientes, com perda de fidelização dos mesmos”, esclarece.

Atualmente, um grande número de hospitais, clínicas e consultórios que estão iniciando suas atividades ou que já existem no mercado, mas procuram se reestabelecer, crescer ou se recuperar de um período de crise, podem contar com a orientação e ajuda de consultorias especializadas em gestão de negócios na área da saúde. Um exemplo recente deste tipo de empresa é a STG Health, que foi lançada neste ano em Belo Horizonte e é a primeira iniciativa desta espécie no Brasil. “Nossa consultoria foi criada com o objetivo de fornecer e aplicar modelos de gestões inteligentes e eficazes em instituições, clínicas e consultórios que necessitem de orientações organizacionais, comerciais, financeiras, processuais, societárias e/ou de posicionamento de mercado”, explica.

Para intensificar a competitividade e expandir a visibilidade de um negócio na área da saúde, contribuindo para o avanço de seus resultados e ainda possibilitando o aumento dos lucros financeiros, uma consultoria em gestão, primeiramente, atuará na realização de um diagnóstico empresarial e análise de demanda. “Assim é possível identificar oportunidades de melhorias na gestão do empreendimento e implementar modelos e práticas que irão aprimorar processos internos e favorecer o alavanque do negócio. Dentre as funções que podem ser assumidas pela consultoria também se inclui a elaboração de planejamento estratégico e a definição de decisões a serem tomadas durante o período de restruturação da empresa cliente, de forma intervencionista”, destaca.

Por fim, André Pataro adverte que o êxito do trabalho de consultoria também depende do conhecimento do cliente sobre a sua área de atuação, objetivos, metas e disposição para oferecer informações aos consultores. “Os problemas de gestão são muito comuns no âmbito da saúde e é muito importante ter o auxílio de uma consultoria segmentada que conheça profundamente o setor e entenda como reverter suas avarias”, afirma.

STG HEALTH

Empresa de consultoria em gestão para negócios da área da saúde, que nasce da convergência dos conhecimentos e experiências das empresas Strategie Consultoria em Gestão e Pataro Mentoring, que já são consolidadas no mercado, sendo referências em seus campos de atuação. A STG Health tem como sócios André Luiz Pataro (cirurgião-dentista PhD / MSc na Pataro Clínica Odonto Facial e proprietário da Pataro Mentoring); Henderson Rossi (sócio diretor e consultor da Strategie Consultoria em Gestão); e César Lima (sócio diretor e consultor da Strategie Consultoria em Gestão).