Logo
Imprimir esta página

Campanha de conscientização da Associação de Câncer de Boca e Garganta incentiva à prevenção e o diagnóstico precoce

Julho é o mês verde de alerta contra o câncer de boca e garganta. A campanha de conscientização é promovida pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), com sessão no Congresso Nacional. São pelo menos 23 mil novos casos, anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Dr. Murilo Neves especialista em Cabeça e Pescoço da Clinica MedPrimus São Paulo, explica que o câncer de cavidade oral representa a neoplasia maligna de maior relevância a saúde como um todo, por ser a neoplasia maligna mais comum a acometer especificamente a região da cabeça e pescoço.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimam-se 11.200 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 3.500 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,86 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a quinta posição; e de 3,28 para cada 100 mil mulheres, sendo o 12º mais frequente entre todos os cânceres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer da cavidade oral em homens é o quarto mais frequente na Região Sudeste (13,77/100 mil). Nas Regiões Centro-Oeste (9,72/100 mil) e Nordeste (6,72/100 mil), ocupa a quinta posição. Nas Regiões Sul (15,40/100 mil) e Norte (3,59/100 mil), ocupa a sexta posição. Para as mulheres, é o 11º mais frequente na Região Nordeste (3,12/100 mil). Nas Regiões Centro-Oeste (2,96/100 mil) e Norte (1,78/100 mil), é o 12º mais frequente. Nas Regiões Sudeste (3,64/100 mil) e Sul (3,59/100 mil), ocupa a 13ª e 15ª posições, respectivamente (Tabelas 4, 12, 22, 27 e 32).

“O câncer da cavidade oral compreende todos os tumores malignos que acometem desde o início da boca junto aos lábios, passando pela mucosa da boca e língua, indo até as amígdalas e a úvula (a famosa campainha da boca). O câncer dessa região está muito relacionado aos hábitos de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas. Sendo que a associação delas aumenta muito risco de se desenvolver um câncer.” Explica o especialista.

Dr. Murilo também ressalta que a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), o mesmo que causa o câncer no colo do útero das mulheres, também representa um importante fator de associado. Tipicamente acomete mais homens (que culturalmente fumam e bebem mais do que as mulheres) entre os 50 e 60 anos.

O grande problema do câncer da cavidade oral é que ele não causa muitos sintomas nas fases iniciais, e pode passar completamente despercebido. Pode parecer uma pequena úlcera que não cicatriza ou uma mancha branca na mucosa da boca. E diferentemente do que todos acham, geralmente não dói nessa fase inicial de evolução. Apenas quando a lesão se torna muito grande é que o câncer da cavidade oral torna-se sintomático, usualmente causando muita dor para engolir ou para abrir a boca.

A vigilância ativa com exames periódicos da cavidade oral em tabagistas com mais de 40 anos de idade é o mais recomendado e deve ser realizada pelo menos a cada 2 anos. Vale muito a pena lembrar que aftas ou úlceras na mucosa da boca que não cicatrizam em 10 dias devem ser examinadas por um profissional da saúde.

Nos estágios iniciais o câncer da cavidade oral é altamente tratável e apresenta boa taxa de cura. Já nos estágios mais avançados, o tratamento torna-se muito complexo dificultando muito a resolução da doença.

RESUMO SOBRE O CÂNCER DA CAVIDADE ORAL
• é mais comum em tabagistas e etilistas
• acomete mais homens do que as mulheres
• raramente causam algum sintoma nos estágios iniciais
• o sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico ser o mais precoce possível
• aftas que não cicatrizam devem ser avalizadas por um profissional.

Dr. Murilo Neves

Especialidades: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Formação: Medicina pela Universidade de São Paulo - USP

Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP

Residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - SBCCP

Pós-graduando em Doutorado pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto