Brasil,

Ração humana contribui para uma dieta balanceada?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Varella
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nutricionista explica diferença entre alimentação e ração

Uma variedade de cores e texturas tem invadido os pratos dos brasileiros. São os alimentos saudáveis que estão (ou deveriam estar!) cada vez mais presentes nas refeições devido aos benefícios que trazem ao organismo e ao poder de prevenção e tratamento de doenças. Mas é melhor consumir alimentos ou ração, que entrega uma determinada quantidade de nutrientes já calculada para o consumo do indivíduo?

Para Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos, embora o consumo de ração possa parecer mais conveniente e prático, pois saciaria de maneira mais equilibrada as necessidade biológicas e fisiológicas do organismo, alimentar-se é algo mais amplo, vai além destas necessidades. "A raiz da palavra dieta é díaita, uma palavra grega que significa modo de vida e não modo de comer. Então fazer uma boa alimentação engloba aspectos antropológicos, psicológicos, sociológicos e culturais de uma sociedade", explica a especialista.

Por essa razão, a dieta é que deve ser equilibrada e variada para que alimentos com os mais diversos nutrientes sejam contemplados nas refeições, contribuindo para uma vida mais saudável. De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a distribuição calórica de macronutrientes para um indivíduo saudável deve ser da seguinte forma: 55% a 75% de carboidratos, 15% a 30% de gorduras e de 10% a 15% de proteínas.

O conceito de alimento equilibrado é equivocado, pois o equilíbrio deve existir na dieta como um todo, constituída de diversos alimentos, onde cada alimento entrega nutrientes específicos e distintos. Os alimentos quando são consumidos isoladamente não entregam todo o equilíbrio nutricional da alimentação. A tentativa de classificar alimentos como equilibrados não é correta, pois neste cenário teríamos "alimentos-ração".

Informações nutricionais acessíveis

Na tentativa de auxiliar o consumidor na hora da compra dos alimentos, muitos países têm divulgado informações nutricionais complementares em rótulos frontais, como selos de alerta ou semáforos que classificam os alimentos por cores. O objetivo seria informar os consumidores sobre a quantidade de determinados nutrientes que estes alimentos possuem, para que possam fazer escolhas mais conscientes dos produtos.

Se a finalidade da rotulagem é auxiliar os consumidores no entendimento da composição dos alimentos (que devem compor uma dieta equilibrada), um selo de alerta não ajudaria a entender o perfil nutricional dos alimentos, considerando que não existe um alimento equilibrado, mas sim uma dieta balanceada. "É fundamental promover a educação nutricional como ferramenta para oferecer e disseminar conhecimento, para que então as pessoas possam ter autonomia em suas escolhas alimentares", complementa a nutricionista Ana Paula Del'Arco.

Sobre a VIVA LÁCTEOS: É a Associação Brasileira de Laticínios que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, BOM SUCESSO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, DOREMOS, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, LATICÍNIOS HORIZONTE, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar