Brasil,

Duração de resultados de enxerto de gordura pode estar relacionada com idade, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria paula Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Duração de resultados de enxerto de gordura pode estar relacionada com idade, aponta estudo

Em estudo experimental com camundongos de diferentes idades, pesquisadores descobriram que os mais jovens são capazes de manter maior volume de enxerto de gordura do que aqueles de mais idade

Indicado para melhorar o contorno corporal, o enxerto de gordura é um procedimento muito realizado por aquelas pessoas que querem dar volume e preencher regiões como glúteos e face, mas não desejam recorrer às próteses de silicone ou aos preenchedores injetáveis. Porém, de acordo com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, o resultado deste procedimento acaba sendo imprevisível, já que a gordura enxertada é absorvida pelo organismo após um tempo indefinido. Mas um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Stanford apontou que a absorção da gordura pelo organismo e, consequentemente, a duração dos resultados do enxerto de gordura pode estar relacionada à idade do paciente.

Para chegar a estes resultados, os pesquisadores enxertaram gordura lipoaspirada de três mulheres saudáveis de meia idade no crânio de 15 camundongos de diferentes idades. Os roedores pertencentes ao primeiro grupo tinham três semanas de idade, correspondendo a pré-adolescentes humanos. O grupo B era formado por camundongos de seis meses de idade, o que equivale a um adulto de meia idade. Por fim, no último grupo os animais possuíam um ano de idade, representando idosos. A partir daí, os pesquisadores avaliaram a retenção do volume da gordura enxertada durante oito semanas. Após seis semanas, foi observado que o grupo A possuía uma média de 79.7% de retenção de volume contra 56.9% no grupo B e 45.9% no grupo C. Ao fim das 8 semanas, a média de retenção de volume no grupo A ainda era de 73.3%, enquanto no grupo B o índice era de 45.3% e de 35.4% no grupo C. “Os resultados mostram que os camundongos mais jovens mantiveram maior volume de enxerto de gordura do que os ratos mais velhos, pois, em geral, os receptores mais jovens apresentavam melhor vascularização e enxertos mais saudáveis do que os receptores mais velhos”, explica o Dr. Paolo.

Segundo o médico, apesar de existirem outros fatores que podem impactar a retenção do enxerto de gordura, os resultados do estudo mostram que o enxerto de gordura em pessoas mais jovens pode proporcionar benefícios maiores ao paciente, com resultados mais previsíveis, do que em pessoas mais velhas. “Dessa forma, é possível concluir que o momento ideal para a reconstrução de tecidos moles usando enxerto de gordura é em idades mais precoces, seja com o intuito de promover volumização ou para corrigir anomalias craniofaciais. Porém, mais estudos nestas áreas são necessários para confirmar se esses achados se estendem, ou não, a todas as causas da deformidade do tecido mole”, finaliza.

PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

ESTUDO: https://journals.lww.com/plasreconsurg/Abstract/2019/04000/Fat_Grafting_into_Younger_Recipients_Ismproves.19.aspx


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar