Brasil, 18 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Telemedicina: uma realidade para cuidar da saúde

A telemedicina é utilizada por mais de 80% dos médicos e permite muito mais do que consultas online.

O uso da tecnologia para monitorar pacientes, analisar exames e trocar informações médicas está cada vez mais comum e a esses e outros procedimentos é dado o nome de telemedicina.

A Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 2.227/18 veio para regulamentar uma prática que estava ocorrendo há algum tempo e foi feita com base em debates entre especialistas da área de saúde.

Um dos pontos abordados pela resolução foi o respeito ao sigilo médico, respeitando a ética da profissão de medicina. Ao mesmo tempo, o paciente deverá ter acesso ao atendimento recebido remotamente.

A telemedicina, antes mesmo da resolução entrar em vigor, estava sendo utilizada na área de saúde.

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e a Global SummitTelemedicine e Digital Health, apontou que 82,65% dos médicos do estado de São Paulo usavam a tecnologia para prestar suporte a seus pacientes.

Durante o levantamento, 76% dos profissionais se mostraram favoráveis em relação ao uso do WhatsApp, 55% discordam de consultas a distância e 49,26% são contra prescrições eletrônicas.

O assunto ainda causa um pouco de divergência, mas existem exemplos práticos de que a telemedicina pode trazer resultados positivos.

O programa da UFRGS atende a rede pública de saúde do Rio Grande do Sul e, desde 2007, conta com o auxílio da telemedicina.

Uma das conquistas utilizando a tecnologia foi reduzir a fila que tinha 250 pacientes esperando por atendimento com especialistas em 50% porque muitos casos puderam ser tratados nas unidades de saúde devido a troca de informação entre profissionais de saúde e otimização das filas.

A utilização da telemedicina não é uma exclusiva do Brasil, pois a modalidade vem crescendo no mundo todo, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa da RockHealthReport apontou que, em 2015, 8% da população utilizava a saúde digital e, em 2016, esse percentual já havia passado para 22%.

As possibilidades que a telemedicina abrange

Com a evolução tecnológica a telemedicina tem proporcionado diferentes meios de combinar os cuidados com a saúde e a era digital. A resolução 2.227/18 veio para regulamentar e esclarecer alguns desses pontos.

Teleconsulta

Permite que o médico preste atendimento ao paciente remotamente a fim de orientar, prevenir doenças e educar.

Ela também pode ser chamada de consulta online, mas deverá ocorrer somente após uma consulta presencial.

A intenção é que comunidades afastadas e com difícil acesso à hospitais e centros de saúde consigam um atendimento mais frequente. Hoje essa modalidade já existe por meio de plataformas como a https://www.medico-online.org/.

Teleinterconsulta

Nesse procedimento, médicos podem trocar informações e diagnósticos para atuar em um determinado caso. Ele pode ser realizado com a presença ou ausência do paciente.

Telediagnóstico

Consiste na emissão de laudos e diagnósticos de maneira online que pode utilizar dados, imagens e gráficos. Isso só pode ser feito por um profissional qualificado.

Telecirugia

Permite que sejam realizadas cirurgias utilizando um robô, que é operado remotamente por um profissional à distância. O paciente, porém, não fica desamparado, e junto a ele é necessário que tenha uma equipe com profissionais habilitados para agir se houver necessidade.

Teleorientação

O foco da teleorientação é a emissão de declaração de saúde para quem deseja adquirir um plano de saúde ou assistência médica. Isso pode dispensar a necessidade de uma consulta médica.

Telemonitoramento

Com o uso de equipamentos acoplados ao paciente é possível obter dados de saúde dele para que um médico faça o acompanhamento à distância. Por exemplo, o monitoramento da pressão sanguínea pode apresentar desvios e o médico indicará ao paciente o que deve ser feito antes que a situação se agrave.

A telemedicina oferece diferentes possibilidades e a tendência é que apresente um crescimento nos próximos anos.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-a-tal-da-telemedicina/



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS